Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vai de férias? Leia este guia para conduzir em segurança na Europa

Com a altura de férias a iniciar, este é o momento em que muitos condutores aproveitam para fazer viagens. Aproveite este guia e conduza em segurança.

Ainda que muita da legislação comunitária estabeleça regras comuns para todos os países da União Europeia, cada Estado adapta as regras mediante a sua própria regulação, pelo que é importante munir-se do maior número possível de informações antes de iniciar a sua viagem no caso de ir viajar para o estrangeiro.

Por exemplo, num trabalho efetuado pela plataforma internacional AutoScout24, ficamos a saber que há países em que a tolerância na condução sob efeito do álcool é de… zero. E que noutro a velocidade máxima em autoestrada é de 110 km/h. Saiba mais alguns dos cuidados a ter nas estradas Europeias nas linhas de baixo.

Cuidado com o acelerador

As autoestradas Europeias não se diferenciam muito entre si e na maioria o limite de velocidade é de 120 km/h. Contudo, nalguns países, como o Chipre ou Suécia, o limite cifra-se nos 110 km/h, enquanto noutros, como a Bulgária ou Suécia, esse limite aumenta para os 130 km/h.

Nem um copo a mais

Nalguns países Europeus, conduzir com álcool no sangue tem tolerância zero. Eslováquia, Hungria, Roménia ou Republica Checa não permitem condução com álcool no sangue, pelo que um copo de vinho pode significar uma multa. Na grande maioria da UE, porém, o limite de tolerância é de 0,5 g/l, embora no Reino Unido esse valor seja de 0,8 g/l e na Noruega, Estónia, Polónia e Suécia seja bem inferior, de apenas 0,2 g/l.

Acessórios obrigatórios

Triângulos de emergência e colete refletor são obrigatórios na maior parte dos países Europeus.

Luzes diurnas?

Independentemente do país, conduzir com os faróis acessos durante o dia é recomendável, mas em metade dos países Europeus a sugestão converte-se em obrigatoriedade (Norte da Europa, Suiça, Itália) onde as horas de luz diurna são mais escassas numa parte do ano.

Pela direita ou pela esqueda?

Conduzir pela esquerda não é um exclusivo do Reino Unido em território Europeu: uma viagem a Malta, Chipre ou Irlanda irá revelar que ali também se circula do ‘lado errado’ da estrada.

Telemóvel ao volante

Unanimidade: não use o telemóvel enquanto conduz em qualquer país da Europa.

Documentos em dia

Este item é quase elementar: para viajar deve ter sempre todos os seus documentos em ordem, como o documento de identificação (seja cartão ou passaporte), carta de condução emitida por um Estado-Membro e seguro de responsabilidade civil válido.

Alugar ou não?

A opção pelo aluguer de viatura em território estrangeiro ganha cada vez mais adeptos, devendo levar consigo os documentos de identificação. Alguns países pedem também anos de experiência de condução, variando de acordo com o território. Por outro lado, algumas empresas de aluguer têm regras muito estritas no que diz respeito à travessia de fronteiras, proibindo-as.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table