Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ainda mais potentes: Renault Talisman e Espace têm novos motores

O Grupo Renault apresenta uma nova geração de motores a gasolina e Diesel para os modelos premium: Talisman e Talisman Sport Tourer, bem como o icónico Espace.

Mais potentes e eficientes, os novos motores TCe 225 EDC FAP, Blue dCi 200 EDC estão equipados com evoluídas tecnologias de controlo de emissões e cumprem as mais recentes normas europeias anti-poluição.

O novo motor TCe 225 EDC FAP está focado no prazer de condução e nos desempenhos, como confirmam os números: 240 km/h de velocidade máxima e apenas 7,4 segundos para cumprir dos 0 aos 100 km/h – valores tendo como referência o Renault Talisman.

Com um sistema de injeção direta de gasolina e elevados valores de binário, proporciona uma experiência única ao volante. Sensações que são ampliadas pela resposta pronta e decidida da caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 relações.

Desenvolvido pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, o quatro cilindros 1.8 Turbo de injeção direta foi concebido para oferecer o desempenho de um motor a gasolina de 2.0 litros, mas com uma acrescida eficiência. Um bloco que inclui um conjunto de soluções técnicas de vanguarda, incluindo um turbocompressor de dupla entrada e uma função de variação do tempo de abertura das válvulas com três posições.

Com uma gama de potências que vai dos 225 aos 300 cavalos, o evoluído 1.8 equipa os modelos topo de gama e os desportivos do Grupo: como o Espace e o Talisman, mas também os Alpine A110, Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy. Para cumprir os mais exigentes padrões de controlo de emissões, o 1.8 é equipado com um filtro de partículas.

 

Já o novo Blue dCi de 200 CV é um motor de alto desempenho com uns generosos 400 Nm de binário que, acoplado à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC de 6 relações, garante uma resposta pronta às solicitações do condutor em todas as situações de utilização e regimes de rotação. Um bloco que também impressiona pelos desempenhos: 237 km/h de velocidade máxima e apenas 7,6 segundos para cumprir dos 0 aos 100 km/h – valores tendo como referência o Renault Talisman.

O novo dCi 200 é uma verdadeira montra de tecnologia, proporcionando um ganho significativo de potência (mais 40 CV do que na anterior versão dCi 160) e binário (+20 Nm, com um total de 400 Nm). Apesar do aumento de potência, reivindica reduzidos consumos de combustível e uma diminuição efetiva das emissões de CO2. A tecnologia SCR reduz as emissões de óxido de nitrogénio (NOx), usando uma solução baseada em ureia (AdBlue) que ajuda a transformar as emissões poluentes de NOx em azoto e água. A redução das emissões foi ainda otimizada, ao colocar o sistema SCR mais próximo do motor do que nas soluções anteriores, já que a eficiência do mesmo depende da temperatura dos gases de escape (controlo mais eficaz das emissões com o motor frio).

O intercooler arrefecido a água (CAC) junto aos coletores de admissão regula eficazmente a temperatura dos gases de escape o que, por sua vez, ajuda a melhorar as prestações e a diminuir os consumos e as emissões de CO2. O atuador elétrico responsável pela variação da geometria da turbina, garante a rapidez de resposta em todos os regimes do motor.

Os injetores passam a ter oito orifícios e a pressão de injeção aumentou 700 bar para os 2500 bar, diminuindo ainda mais as emissões e beneficiando as prestações. Por fim, a camada de carbono “tipo diamante” nas hastes das válvulas e nos pernos dos pistões ajuda a reduzir a fricção, diminuindo os consumos e as emissões.

Renault Talisman e Talisman Sport Tourer

Assumindo o papel de familiar premium da Renault, a gama Talisman e Talisman Sport Tourer oferece níveis de espaço, conforto, requinte e segurança ímpares no segmento. Com 4,849 metros de comprimentos (4,865 metros na Sport Tourer) e mais de 2,8 metros de distância entre eixos, o Renault Talisman é referencial na oferta de espaço, tanto para os ocupantes como para bagagens.

Para este estatuto de topo de gama contribui, igualmente, a excecional dotação tecnológica, com uma gama de motores eficientes e possantes, reforçada agora com as novas variantes Blue dCi 200 e o TCe 225, e soluções técnicas únicas, como o sistema 4CONTROL de quatro rodas direcionais e o amortecimento de controlo eletrónico.

Renault Espace

Mantendo o estilo arrojado e as soluções técnicas de vanguarda, o Espace oferece a possibilidade de transportar até sete ocupantes em conforto e segurança, envolvidos numa atmosfera de sofisticação verdadeiramente única. A maior altura ao solo, típica de um crossover, e a eficiente gama de motores, são um constante convite à evasão, com a vantagem de não ter de deixar ninguém em casa.

Como não poderia deixar de ser num automóvel premium da Renault, o Espace é uma verdadeira montra de tecnologia, em que, à imagem do Talisman, se destacam os sistemas de quatro rodas direcionais (4CONTROL) e o amortecimento variável de controlo eletrónico, ambos ajustáveis no interface MULTI SENSE do ecrã tátil do sistema R-LINK2.

Todos os preços (ficheiro PDF):  Tabela Preços – Talisman  |   Tabela Preços – Espace

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table