Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tudo o que precisa saber sobre a nova gama Nissan Qashqai

A Nissan acaba de lançar importantes novidades na gama Qashqai, com a introdução de quatro novos grupos motopropulsores, novas versões de equipamento e o alargamento da tecnologia ProPILOT a toda a gama.

As novas propostas incluem opções de embraiagem de seis velocidades manual, Xtronic e Transmissão de Embraiagem Dupla (DCT) automática e a escolha entre tração às duas ou às quatro rodas.

Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan Portugal, refere que “a procura de motores a gasóleo no Nissan Qashqai permanece forte, particularmente nos clientes que percorrem longos quilómetros ou que necessitam de binário especialmente elevado, como no caso de utilização dos reboques. Com o lançamento destes quatro novos grupos motopropulsores a gasóleo – cada um oferecendo uma eficiência excecional e desempenho refinado e dinâmico – continuamos a satisfazer as necessidades de condução da generalidade dos nossos clientes”.

No centro da gama diesel revista está a nova unidade de 1.7 litros dCi. A potência máxima é de 150 CV com 340 Nm de binário. Com mais potência (+35 CV) e binário (+55 Nm) do que o atualizado motor 1.5 dCi, este 1.7 litros oferece uma condução suave e refinada com uma aceleração forte e recuperações mais rápidas e seguras.

O novo motor 1.7 dCi contemplou no seu desenvolvimento muitas inovações técnicas para um desempenho e eficiência ideais, incluindo:

  • Um turbo de geometria variável para desempenho otimizado em toda a gama de rotações;
  • Uma bomba de óleo de deslocamento variável para consumo de combustível melhorado;
  • Recirculação de gases de escape melhorada para emissões reduzidas dos óxidos de azoto (NOx);
  • Refrigerador a água do ar de admissão, integrado no coletor, para temperatura do ar e pressão mais baixas nos cilindros, ou seja, uma combustão mais eficiente;
  • Tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR) com AdBlue para redução das emissões de NOx.

O novo motor de 1.7 litros a gasóleo está disponível no Qashqai em três variantes: duas com caixa manual de seis velocidades nas opções 2WD e 4WD e uma com caixa de variação contínua Xtronic CVT e 4WD.

O quarto novo grupo motopropulsor na gama Diesel revista do Qashqai recorre à caixa automática DCT de sete velocidades acoplada à recentemente atualizada unidade de 1.5 litros dCi com 115 CV. Apenas disponível em 2WD, esta motorização oferece aos clientes uma experiência desportiva e mais direta e dinâmica, um desempenho melhorado em arranque e uma aplicação mais suave da potência. Inclui arrefecimento elétrico variável e atuação eletromecânica das engrenagens para melhorar a eficiência.

A DCT proporciona vantagens evidentes aos clientes – quer privados, quer frotas – em eficiência de consumos e facilidade de condução, dado que permite uma mudança de velocidades imediata sem quebras de potência. A ausência de um conversor de binário cria ainda uma sensação de condução mais direta, pelo que é mais divertido de conduzir.

Os quatro novos grupos motopropulsores a gasóleo do Nissan Qashqai cumprem as mais recentes normas relativas a emissões Euro 6d-Temp.

Motor

Potência (CV)

Binário (Nm)

WLTP
Emissões de CO2 (g/km)

WLTP
Consumos
(l/100 km)

1.7 litros 6MT
2WD

150
@ 3500 rpm

340
@ 1750 rpm

151

5,7

1.7 litros 6MT
4WD

150
@ 3500 rpm

340
@ 1750 rpm

158

6,0

1.7 litros Xtronic
4WD

150
@ 3500 rpm

340
@ 1750 rpm

179

6,8

1.5 litros DCT
2WD

115
@ 3750 rpm

285
@ 2000 rpm

138

5,3

Para completar a gama Diesel do Nissan Qashqai, está disponível o motor de 1.5 dCi agora com 115 CV e uma caixa de velocidades manual de seis velocidades. Em comparação com a versão anterior, oferece uma eficiência melhorada, emissões de CO2 reduzidas, mais potência e um binário extra de 25 Nm através de uma nova função de “overboost”.

Para clientes que preferem grupos motopropulsores a gasolina, o Nissan Qashqai está também disponível com uma gama completamente nova de três grupos motopropulsores, lançados no final de 2018. A unidade de 1.3 litros a gasolina está disponível em dois níveis de potência com 140 CV e 160 CV associados a uma transmissão manual de seis velocidades, e com a versão de 160 CV acoplada a uma caixa DCT de sete velocidades.

Novas versões alargam atratividade da gama Qashqai

N-STYLE

Destinada a colocar-se no centro da gama Qashqai em Portugal, a nova versão N-Style tem como grande ambição ser a mais atrativa na relação a preço/equipamento/estilo da gama.

Com base na tecnologia e equipamento da versão Acenta, acrescenta jantes de 18″ e barras de tejadilho por um preço recomendado de venda a público de 28.350 euros para a motorização a gasolina.

Q-LINE

A principal novidade das versões Q-Line são a pintura à cor da carroçaria dos plásticos que normalmente são em preto, as jantes em liga leve exclusivas Wind de 19″, retrovisores cromados com indicadores de mudança de direção incorporados e eletricamente ajustáveis, revestimento interior do teto em preto e os faróis bi-LED, proporcionando assim um estilo mais desportivo e premium ao Qashqai.

Esta versão está disponível com base no grau N-Connecta, mas também é possível selecioná-la como pack de equipamento opcional na versão Tekna e passa a estar disponível de série nas versões Tekna+.

Aproveitando todas estas novidades na gama Qashqai, a Nissan passa a propor também a versão Business Edition ao motor 1.3 DIG-T com caixa manual para estender ainda mais a sua oferta a clientes empresariais e frotistas.

ProPILOT passa a estar disponível em toda a gama

O Qashqai é o modelo mais bem-sucedido na Europa nos 83 anos de história da Nissan, com aproximadamente 2,5 milhões de automóveis vendidos desde o lançamento da versão original em 2007. Em Portugal, o Qashqai tornou-se em 2018 no primeiro SUV e no primeiro crossover a conquistar a liderança absoluta do segmento C, ascendendo simultaneamente à segunda posição do ranking absoluto de vendas no nosso mercado.

Desde o lançamento das motorizações Euro6d-temp no Qashqai que o assistente de condução avançada ProPILOT estava disponível, mas apenas para um número limitado de motorizações. A partir de agora, o sistema ProPILOT passa a estar disponível em todas as motorizações e transmissões.

O Qashqai está disponível no mercado nacional com preços de venda a público recomendados a partir de 27.100 euros, excluindo campanhas em vigor.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table