Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Autónomos e elétricos: Ford e Volkswagen reforçam parceria

A Ford e a Volkswagen reforçaram a sua colaboração na área dos veículos elétricos, além do desenvolvimento de sistemas de condução autónoma e veículos comerciais.

Jim Hackett, presidente da Ford, e Herbert Diess, CEO da Volkswagen, revelaram que a marca norte-americana pretende acelerar o seu plano de eletrificação com recurso à plataforma modular elétrica da Volkswagen (MEB) por forma a poder produzir carros elétricos para o mercado europeu.

A Ford será assim a primeira construtora externa ao Grupo Volkswagen a aproveitar a base MEB, com o início da produção previsto para 2023, em Colónia, na Alemanha. A fabricante norte-americana espera atingir um volume de 600 mil unidades produzidas.

Também na área dos comerciais serão propostos novos avanços. Caberá à Ford desenvolver, fornecer e produzir veículos comerciais de grandes dimensões para os mercados europeus já em 2022 e à Volkswagen desenvolver, fornecer e produzir um comercial urbano para comercialização na Europa e noutros mercados selecionados.

Em relação aos sistemas de condução autónoma, a Volkswagen assegura o investimento de 2,6 milhões de dólares na Argo IA, uma filial da construtora norte-americana criada com o intuito de inovar no campo dos veículos autónomos. O investimento será efetuado através de um financiamento direto de mil milhões de dólares e da cedência da empresa Autonomous Intelligent Driving (AID) no valor de 1,6 mil milhões, que inclui mais de 200 funcionários e que têm estado a desenvolver tecnologias de condução autónoma para o Grupo Volkswagen.

Como parte da transação, a Volkswagen também irá adquirir ações da Argo AI à Ford num total de 500 milhões no decurso de três anos. Ambas as marcas ficarão com uma participação equitativa nessa empresa, que terá uma avaliação global de mais de 7 mil milhões de dólares.

Recorde-se que a Ford e a Volkswagen já foram parceiras na Autoeuropa, em Palmela, onde o Sharan (monovolume) contou com uma versão para a Ford (o Galaxy).

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...