Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Confirmado: Oliver Zipse será o novo CEO da BMW

O Grupo BMW divulgou em comunicado esta quinta-feira o nome do seu novo presidente do Conselho de Administração e CEO a partir de 16 de agosto: Oliver Zipse.

Oliver Zipse, de 55 anos, membro desde 2015 e responsável pela divisão de produção, sucederá assim a Harald Krüger (imagem abaixo) que, no início deste mês, comunicou ao Conselho de Supervisão que não se candidataria a um segundo mandato e abandonaria o grupo alemão.

O Conselho de Supervisão – que é quem indica e escolhe o novo presidente do Conselho de Administração – tomou a decisão depois de se reunir nas instalações de Spartamburg, na Carolina do Sul (EUA) para debater a sua estratégia para os Estados Unidos (e o futuro da produção local que alberga a maior fábrica que o grupo possui em todo o mundo).

“Oliver Zipse, líder analítico e estratégico, será o novo CEO da BMW”, indicou em comunicado o presidente do Conselho de Supervisão, Norbert Reithofer.

Engenheiro mecânico de formação, Zipse ingressou na BMW em 1991 como trainee. Entre os seus maiores desafios, o novo presidente precisará de encontrar uma maneira de investir no (caro) desenvolvimento de veículos elétricos e autónomos, e aumentar o número de vendas.

O Grupo BMW sofreu um revés nos últimos anos ao perder a liderança de uma década em termos de vendas globais no segmento premium para a Mercedes-Benz em 2016. A companhia também desperdiçou a oportunidade de se tornar líder no desenvolvimento de veículos elétricos ao permitir que concorrentes como o Grupo Volkswagen e jovens empresas como a Tesla a superassem em participação de mercado.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
As japonesas não podem usar óculos no trabalho. Imagina porquê?
Marketeer
Vegetariano não chega. McDonald’s vai mais longe e lança opção vegan