Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Confirmado: Oliver Zipse será o novo CEO da BMW

O Grupo BMW divulgou em comunicado esta quinta-feira o nome do seu novo presidente do Conselho de Administração e CEO a partir de 16 de agosto: Oliver Zipse.

Oliver Zipse, de 55 anos, membro desde 2015 e responsável pela divisão de produção, sucederá assim a Harald Krüger (imagem abaixo) que, no início deste mês, comunicou ao Conselho de Supervisão que não se candidataria a um segundo mandato e abandonaria o grupo alemão.

O Conselho de Supervisão – que é quem indica e escolhe o novo presidente do Conselho de Administração – tomou a decisão depois de se reunir nas instalações de Spartamburg, na Carolina do Sul (EUA) para debater a sua estratégia para os Estados Unidos (e o futuro da produção local que alberga a maior fábrica que o grupo possui em todo o mundo).

“Oliver Zipse, líder analítico e estratégico, será o novo CEO da BMW”, indicou em comunicado o presidente do Conselho de Supervisão, Norbert Reithofer.

Engenheiro mecânico de formação, Zipse ingressou na BMW em 1991 como trainee. Entre os seus maiores desafios, o novo presidente precisará de encontrar uma maneira de investir no (caro) desenvolvimento de veículos elétricos e autónomos, e aumentar o número de vendas.

O Grupo BMW sofreu um revés nos últimos anos ao perder a liderança de uma década em termos de vendas globais no segmento premium para a Mercedes-Benz em 2016. A companhia também desperdiçou a oportunidade de se tornar líder no desenvolvimento de veículos elétricos ao permitir que concorrentes como o Grupo Volkswagen e jovens empresas como a Tesla a superassem em participação de mercado.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Ericeira Surf & Skate embarca em interrail