Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Elétrico com 2.000 CV de potência: Já conhece o Lotus Evija?

Com uma potência de 2.000 CV, o hiperdesportivo elétrico Evija é o Lotus mais potente de toda a sua história.

A Lotus revelou o Evija (pronunciar E-vi-ya), um hiperdesportivo elétrico com dois mil cavalos de potência que terá apenas 130 unidades produzidas e um preço a rondar os 1,9 milhões de euros (o depósito inicial é de 276 mil euros). Chega em 2020.

O modelo de dois lugares, o primeiro Lotus desenvolvido de raiz dos últimos dez anos, conta com quatro motores elétricos – cada um com 500 CV – que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. A aceleração dos 0 aos 300 km/h realiza-se em menos de nove segundos e a velocidade máxima estimada é de 322 km/h.

O novo Evija funciona com um pack de baterias de iões de lítio de 70 kWh, podendo ser carregado até 350 kW – neste caso, 18 minutos bastam para uma autonomia de 400 quilómetros (ou 80% em 12 minutos).

Medindo 4,59 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,12 metros de altura, o novo modelo da Lotus conta com  chassis tubular (com apenas 129 kg) e carroçaria em fibra de carbono – o que não o impede de ser o Lotus mais pesado de sempre com 1680 kg.

Com tração integral e um sistema de vectorização de binário, o novo Lotus traz uma suspensão derivada da competição com três amortecedores adaptativos de válvula de bobina em cada eixo. O modelo surge equipado com jantes de 20 e 21 polegadas em magnésio e pneus Pirelli Trofeo R. O sistema de travagem da AP Racing é em alumínio forjado com discos carbocerâmicos.

Destaque ainda para as câmaras em vez de espelhos retrovisores exteriores, portas de abertura em asa de gaivota, difusor sobredimensionado e farolins em LED (inspirados nos aviões a jato). O ponto de carga é atrás e o logótipo da Lotus funciona como luz de marcha-atrás. Conta com20 cinco modos de condução: range, city, tour, sport e track.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Ericeira Surf & Skate embarca em interrail