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Dacia Duster aposta em novo motor TCe 100 a gasolina

A gama de motores a gasolina do Dacia Duster ganha um novo reforço com a adoção do novo TCe 100.

O novo propulsor, cuja estreia no seio do Grupo Renault acontece no novo Clio, está pronto para integrar o portefólio do modelo Duster e dar o seu contributo para o SUV mais vendido na Europa a clientes particulares.

Colocado na base da pirâmide das motorizações a gasolina que equipam o Dacia Duster – e situando-se, por isso, abaixo do TCe 130 FAP -, o TCe 100 apresenta-se com excelentes credenciais em termos de versatilidade, economia e agradabilidade de condução.

Com 999 cm3 de cilindrada, 3 cilindros, injeção direta e sobrealimentação por turbocompressor, um motor que desenvolve uma potência máxima de 100 cv (74 kW) e um binário máximo de 160 Nm, suficientes para garantir ao Novo Duster elevada eficiência energética e excelente capacidade de resposta desde os mais baixos regimes.

Para além do reduzido peso e compactas dimensões do motor, o TCe 100 foi desenvolvido com recurso à implementação das tecnologias mais recentes.

A adoção de um turbocompressor de geometria eletronicamente variável, de um coletor de escape parcialmente integrado na cabeça dos cilindros, de duplas válvulas de admissão variáveis e do revestimento dos cilindros “Bore Spray Coating” (eficaz na redução do atrito e da otimização da transferência de calor), contribuem para o excelente desempenho deste motor também no SUV da Dacia. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades.

O Novo Duster TCe 100 estará disponível, em Portugal, no outono, com preços a anunciar brevemente, completando a heterogénea gama de motores disponibilizados, onde se mantêm as versões TCe 130 FAP e TCe 150 FAP (gasolina) e Blue dCi 115 (4×2 e 4×4) (a Diesel). No início de 2020, o motor TCe 100 estará também disponível na configuração bi-fuel (gasolina-GPL).

 

Ficha TécnicaDacia Duster TCe 100 

Motor  TCe 100 
Emissões Standart  Euro 6 
Combustível  Gasolina 
Potência Máx. kW EEC (cv) rpm  74 (100) / 5.000 
Binário Máx. kW EEC (cv) rpm  160 /2.750 
Injeção   Multiponto sequencial 
Capacidade (cm3)  999 
Número de cilindros / válvulas  3 / 12 
Start /Stop  Sim 
Modo Eco  Sim 
Protocolo Certificado  WLTP 
Capacidade do Depósito (l)  50 
Consumos em ciclo combinado (l/100 km)   6,2 / 6,8 
Emissões Co2 (g/km)   140 / 154 
Velocidade Máxima (km/h)  168 
Aceleração 0-100 km/h (s)  12.5 
Transmissão / Caixa de Velocidades   4×2 (tração dianteira) / Manual de 5 veloc. 
Direção   Elétrica assistida 
Travões (Frente) (diâmetro em mm)  Discos ventilados (280) 
Travões (Atrás) (diâmetro em polegadas)  Discos (9) 
Pneus (dimensões) 16”  215 / 65 R16 
Pneus (dimensões) 17”  215 / 60 R17 
Peso do Travão sem carga min. / máx. (kg)  1191 / 1275 
Peso Bruto  2825 
Peso máx. autorizado em carga  1725 
Carga útil min. / máx.   450 / 534 
Peso Rebocável máx. travado  1100 
Peso Rebocável máx. destravado  630 
Volume min. de bagageira com kit de reparação de pneus / com pneu suplente (l)  478 / 478 
Volume máx. de bagageira com 2ª fila de bancos rebatida e com kit de reparação de pneus / com pneu suplente (l)  1623 / 1623 

 

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