Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carrinhas Volvo: Uma história com seis décadas

A Volvo conta com seis décadas de experiência e sabedoria em matéria de carrinhas, numa história que se iniciou em 1953 com o lançamento da carrinha Duett. Foi o primeiro modelo da marca a combinar as necessidades dos condutores em termos de funcionalidade e versatilidade com a vida profissional.

 

 

O legado e a reputação da Volvo enquanto fabricante de carrinhas de luxo nasceu assim com este modelo, tendo a marca Sueca vendido um total superior a seis milhões de carrinhas a nível global.

Este valor reveste-se de enorme relevância na medida em que representa cerca de um terço do total de exemplares da Volvo vendidos desde que a marca foi criada em 1927, oferecendo um contexto mais profundo para a reputação da Volvo neste capítulo.

Duett

Lançada em 1953, a Duett tornou-se num modelo bastante acarinhado pelos adeptos da marca, tendo sido um primeiros modelos da Volvo a ser vendido nos Estados Unidos da América (EUA) e recebeu mesmo as honras de figurar numa edição de selos dos correios Suecos em 1997.

Amazon

A carrinha Duett foi sucedida pela Amazon em 1962, ou 221, como era oficialmente conhecida. A Amazon era significativamente mais elegante e refinada do que a Duett, que tivera a sua origem a partir de uma carrinha de entregas, oferecendo ao mesmo tempo mais espaço na bagageira do que aquela primeira.

145

No final de novembro de 1967, a Volvo apresentou a terceira variante daquela que se estava a tornar uma família completa de modelos conhecida como a Série 140, a Volvo 145. O desenho da secção traseira da 145 tornou-se icónica desde aquele momento entre todas as carrinhas da Volvo, ganhando popularidade e jogando um papel determinante na expansão da gama 140 e, mais importante, da própria Volvo.

1800 ES

Uma atualização do 1800 coupé, o 1800 ES era conhecido em Inglattera como uma Shooting Brake: uma carrinha desportiva com amplo espaço na bagageira. O 1800 ES foi lançado em 1971, com um traço marcante a ser o vidro traseiro enorme sem ‘moldura’. As dobradiças e as pegas estavam fixadas diretamente no vidro, numa premissa muito moderna para a época. Uma vez que apenas cerca de 8000 unidades do 1800 ES foram produzidos, tornou-se num dos clássicos mais procurados da Volvo.

245

Em 1974 surge um novo Volvo em formato de carrinha, o 245, modelo que ainda hoje é fortemente associado à marca e cuja longevidade foi assinalável. O Volvo 245 manteve-se em produção durante quase 20 anos, até 1993, tendo também merecido uma versão mais exclusiva – o 265, cuja principal característica principal era o motor V6. Durante a década de 1980, a marca Sueca lançou ainda uma versão 245 Turbo, naquele que foi a “primeira carrinha com um motor turbo”, de acordo com a Volvo.

850 T5-R

Pintura amarela de grande destaque, motor com 240 cv de potência e capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,9 segundos, o Volvo 850 T5-R revelou-se uma carrinha icónica para a marca de Gotemburgo. Lançado enquanto edição especial, em modelo de 1994, o 850 em edição T5-R tornou-se num modelo de colecionador.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Escape Game Week: jogos de fuga com descontos até 50%