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Citroën: Uma história também com monolugares, tratores e helicópteros

Ainda que muitas pessoas apenas reconheçam a Citroën pelos seus automóveis, a marca francesa dispõe de todo um leque de outras atividades que lhe garantiram o sucesso ao longo dos anos.

Conhecida pelo seu espírito inovador presente em modelos como o 2CV, Méhari ou, mais recentemente, com o C4 Cactus, a Citroën conta também com diversas criações para lá do automóvel, não só terrenas, como também aéreas.

 

Assim, quase desconhecido para muitos é o facto de que do final dos anos 1920 até à década de 1960, a companhia produziu autocarros, integrando-os nas mais de 150 linhas que compunham a sociedade de transportes Citroën, criada pela marca em 1931.

Talvez o modelo de autocarro mais representativo da marca seja o Citroën U23, carroçado pela Besset em 1947, tendo como base um camião U23 e impulsionado pelo motor de um Traction de 11 CV de potência. Dispunha de capacidade para 20 pessoas sentadas e oito de pé.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Citroën desenvolveu também um trator com 7 CV e quatro rodas motrizes, o Type J, sendo que antes disso havia já produzido pequenos tratores do Tipo A, tendo este sido o primeiro automóvel produzido em série pela marca.

Alguns anos mais tarde, em 1965, a marca entrou na competição pela mão de Maurice Emile Prezous, engenheiro proprietário de um concessionário da Citroën, que decidiu criar o seu próprio monolugar de corridas com base nos automóveis que ele próprio vendia. Assim nasceu o MEP X1, uma primeira versão que evoluiu até ao MEP X2, capaz de alcançar os 190 km/h de velocidade máxima.

Em 1971, a marca viria a dar ‘luz verde’ para o desenvolvimento do MEP X27, que teve por base o grupo motopropulsor do Citroën GS e que chegava aos 200 km/h. Deste foram produzidas 80 unidades, presentes em circuitos até 1975.

Noutro elemento diametralmente oposto, a marca criou também o RE 210, um helicóptero bi-lugar que em 1975 fez o seu voo inaugural. Hoje encontra-se em exposição no Museu da Citroën em França.

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