Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

BMW Classic e o seu depósito secreto

O Mini usado pelo Mr Bean nos seus filmes você já conhece. E os BMW do James Bond também. E um BMW Série 7 de Karl Lagerfeld? Ah!!! Esse já você não conhece. O AUTOMONITOR espreitou para dentro do depósito secreto da BMW Classic e conta-lhe tudo!

Um edifício normal, como tanto outros que existem em Munique, alberga a história da Bayerisch Motoren Werke, conhecida como BMW. Quer dizer, a maior parte dela, com algumas centenas de motos e carros distribuídos por vários pisos. E ali, há de tudo, acreditem.O modelo mais antigo é um Mini 1000 amarelo com o capot preto. Conhece? Claro, é o Mini do Mr. Bean! Com ele, Rowan Atkinson (o Mr. Bean) passou por aventuras inacreditáveis, muitas delas com o seu ódio de estimação, o Reliant Robin de três rodas. Quem recorda as aventuras do Mr. Bean conhece muito bem este Mini que sofreu tratamento de polé nas mãos de Atkinson, um conhecido colecionador de carros e piloto amador de algum talento. Logo ao lado está outro Mini famoso. Quando a Mini celebrou 40 anos, em 1999, a BMW (já proprietária da Mini) pediu a algumas celebridades para desenharem um Mini. David Bowie, génio criativo, decidiu criar um Mini completamente cromado que pudesse refletir o ambiente em redor dele.

O BMW Série 7 E38 de James Bond tinha alguns extras que nunca fizeram parte do catálogo da BMW Individual. Por exemplo, o tejadilho de abrir com lança rockets. Ou uma serra escondida na hélice do símbolo da BMW para cortar cordas e cabos de aço. Nem sequer o controlo remoto via “smartphone” (na época os imberbes Ericsson rivais dos Nokia Communicator) que Pierce Brosnan tinha e que no filme “O Amanhã Nunca Morre” escapar ileso de um parque de estacionamento debaixo de um tapete de balas deitado no banco traseiro do carro.

Em 1997, a tecnologia ainda não estava tão avançada que conseguisse fazer um BMW Série 7 ter um condutor invisível. Então, o improviso e o desenrascanço foram as palavras de ordem. Visto de fora, o carro não deveria ter condutor, mas no interior, a coluna de direção foi alongada até ao banco traseiro, onde a almofada desapareceu para dar lugar a uma pequena área onde o condutor controlava o carro, através de um monitor. Estavam, condutor e monitor, escondidos por uma manta negra. Loucura!

O filme “Missão Impossível – Operação Fantasma” de 2011, viu Tom Cruise andar por Bombaim, Índia, ao volante de um Série 7 Vision Efficient Dynamics que está no depósito. Mas neste espaço secreto da BMW Classics estão ainda dois carros cheios de cicatrizes, um 640d Cabrio e um X3. Ambos protagonizaram uma perseguição que não acabou da melhor forma. Os carros foram guardados com a “patina” original, ou seja, areia do deserto do Dubai (onde foi rodada a cena) e todas as cicatrizes, incluindo no interior, deixando claro que a vida de carro no cinema não é fácil…

Noutro canto deste santuário está o BMW 750iL que Karl Lagerfeld desenhou em 1992. A versão E32 está pintada de preto e prata, com um fino traço verde a separar as duas cores. O interior é totalmente revestido em pele e camurça, não existindo uma única placa de madeira. Costuras dos bancos e alguns enfeites são verdes e botões em pele decoram os bancos. A banda sonora está a cargo do motor V12.

Mas há mais carros de Karl Lagerfeld neste espaço BMW Classics. O estilista teve ao seu serviço um Série 7 em 1992 que tinha algumas particularidades. Do seu banco, Karl Lagerfeld tinha acesso a uma máquina de fax e na porta tinha locais específicos onde estavam o seu caderno de apontamentos, a máquina fotográfica e a caixa de Kleneex, pedido específico do designer. Curiosamente, a BMW Individual passou a incluir no seu catalogo espaços próprios para caixas de lenços, a partir de 1992. Lagerfeld desenhou mais dois Série 7 e um deles está neste espaço, lado a lado com outro Série 7 muito especial feito pela BMW individual, com extras pouco comuns. Mesmo pouco comuns…

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Ericeira Surf & Skate embarca em interrail