Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carros voadores? 14 projetos em desenvolvimento

Airbus, Boeing, Uber… Três entre vários projetos que têm como único objetivo colocar carros no ar. O Automonitor foi à procura e revela-lhe os 14 projetos de carros voadores atualmente em desenvolvimento.

Airbus

Desenvolvido em parceria com a Audi, o conceito de carro voador da Airbus (imagens acima) foi apresentado no Salão de Genebra de 2018. Com uma cabine de capacidade para dois passageiros, o habitáculo pode ser acoplado a uma base sobre rodas ou a um módulo de voo.

O módulo de voo conta com 4,40 metros de comprimento, e é movido por oito motores elétricos capazes de debitar 217 CV de potência. A autonomia rondará os 50 quilómetros.

Boeing

O carro voador da Boeing, desenvolvido para ser 100% autónomo, iniciou os primeiro testes no início de 2019. Medindo nove metros de comprimento e 8,5 de largura, o veículo da Boeing conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar. movendo-se de modo semelhante a um helicóptero.

Nec

Várias empresas japonesas decidiram juntar-se – com apoios estatais – para desenvolverem carros voadores capazes de ocuparem o espaço aéreo do país até 2030. Um dos exemplos mais recentes é o modelo da Nec Corp que num dos seus testes conseguiu “voar” (pairou) durante quase um minuto a três metros do solo. Muito semelhante a um drone gigante, este modelo tem como objetivo inicial a entrega de objetos.

Pal-V

A holandesa Pal-V promete para 2020 colocar à venda o seu carro voador: o Liberty Pioneer. Pesando 660 kg e com uma autonomia estimada de 500 quilómetros, o veículo da Pal-V permite dois passageiros e um máximo de 20 kg de bagagem. Contando com hélices que o fazem parecer um helicóptero, o Liberty Pioneer custará cerca de 500 mil euros – bem mais barato que um helicóptero que tem um preço entre um e dois milhões de euros.

Uber e Bell Nexus

Carro voador da Bell Nexus (empresa especializada em helicópteros) e da Uber foi apresentado na CES 2019, em Las Vegas, conta com uma motorização híbrida, é capaz de transportar até cinco passageiros e consegue levantar voo verticalmente.

Uber e Embraer

A empresa brasileira tem vindo a desenvolver, através da sua subsidiária Embraer-X, um carro voador para equipar o sistema de viagens aéreas da Uber.

Carmorant

A empresa tecnológica com sede em Israel, a Urban Aeronautics, desenvolveu o Carmorant, um veículo inicialmente pensado para uso militar – o modelo descola verticalmente e conta com um motor de um helicóptero padrão. A velocidade máxima é de 185 km/h, a autonomia ronda os 60 minutos e é capaz de transportar até 500 kg.

Lilium Jet

A empresa de tecnologia alemã Lilium Aviation está a desenvolver um avião de dois lugares que descolará verticalmente usando 36 motores de ventiladores elétricos colocados ao longo das asas. A aeronave terá uma velocidade máxima estimada de 300 km/h e uma autonomia de 300 quilómetros.

Aeromobil 3.0

A companhia eslovaca AeroMobil desenvolveu um carro com asas, a gasolina, que se desdobram para conseguir voar. O modelo é capaz de levantar voo a partir de qualquer piso liso com algumas centenas de metros de comprimento. O condutor deverá ter uma licença de piloto para o conseguir pilotar.

EHang 184

A fabricantes chinesa de drones EHang está a testar um avião de transporte de pessoas no Nevada, EUA. O veículo é um cockpit com quatro braços equipados com rotores. As rotas de descolagem e pouso estão pré-programadas. Uma estação de comando na China será capaz de monitorizar e controlar a aeronave em qualquer parte do globo.

S2
A empresa Joby Aviation de Santa Cruz, na Califórnia, encontra-se a desenvolver um carro voador de dois lugares, totalmente elétrico, com 12 rotores de inclinação dispostos ao longo das asas e cauda. O veículo descola e pousa verticalmente e pode atingir velocidades de até 320 km/h.

Transition / TF-X

A Terrafugia, com sede em Woburn, Massachusetts, começou a trabalhar há uma década num carro com asas dobráveis, que pode voar ou ser conduzido em estrada – o Transition. A empresa planeia começar a produção ainda em 2019. A empresa encontra-se ainda a desenvolver num outro carro voador apelidado TF-X com braços dobráveis e rotores para descolagem vertical e pouso.

Volocopter

Um veículo de dois lugares elétrico desenvolvido pela empresa alemã e-volo, o volocopter conta com 18 rotores e parece um cruzamento entre um helicóptero e uma abelha. Será controlado a partir do solo.

ZEE

Esta empresa de aeronaves patrocinado pelo co-fundador do Google, Larry Page, encontra-se a desenvolver uma “nova forma revolucionária de transporte” na “interseção da aerodinâmica, fabricação avançada e propulsão elétrica”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
APG e ABRH assinam acordo de cooperação
Marketeer
Ericeira Surf & Skate embarca em interrail