Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Inaugurada primeira auto estrada chinesa… na Europa!

A Sérvia inaugurou, no sábado dia 17 de agosto, a primeira auto estrada chinesa do país e… da Europa.

A auto estrada faz parte do gigantesco programa de investimentos “Belt and Road” liderado por Pequim – lançado em 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping – para criar as “novas Rota da Seda” e conectar a China à Europa.

Construída pelo grupo Shandong Hi-speed, a nova auto estrada de 62,5 quilómetros de comprimento tem 28,4 metros de largura e 42 pontes e viadutos, e permitirá a ligação entre as cidades de Obrenovac e Ljig. 

Recorde-se que o projeto “Belt and Road” visa, através de inúmeros investimentos, permitir à China novas vantagens tecnológicas em dez setores, em especial robôs, inteligência artificial e veículos elétricos.

Mas de acordo com a agência Moody’s Investors espera-se que o crescimento do investimento estrangeiro por parte da China diminua nos próximos anos para se tornar mais seletivo – o investimento estrangeiro chinês cresceu 49,3% em 2016, depois de dois anos consecutivos de queda (-23% em 2017 e -13,6% em 2018).

Entretanto, países como o Paquistão, a Malásia e a Serra Leoa suspenderam ou cancelaram o seu compromisso com o projeto “Belt and Road” por causa de mudanças políticas e resistência das comunidades locais.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português