Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Agora sim: Porsche revela todo o interior do Taycan

A Porsche entra numa nova era com o novo Taycan, definindo novos padrões em design interior com o primeiro desportivo totalmente elétrico da marca.

As caraterísticas clássicas de design foram reinterpretadas e trazidas para a era digital. “Menos é mais aplica-se aqui também,” explicou Ivo van Hulten, Diretor para o Design e Estilo Interior na Porsche AG.

“O interior do Taycan combina elementos de design típicos da marca com um novo tipo de experiência de utilização e impressiona com a sua elegância simples”, explicou o responsável. A Porsche vai apresentar o Taycan a uma audiência mundial em setembro de 2019.

Tipicamente Porsche

O tablier de linhas sóbrias do 911 original foi a inspiração. O objetivo foi trazê-lo para os dias de hoje. O habitáculo assinala o início de uma nova era com a sua estrutura sóbria e uma construção completamente nova. É claramente focado no condutor. O painel de instrumentos tem um design sóbrio, minimalista e ultramoderno, sendo o manuseamento dos comandos rápido e livre de distrações. O painel de instrumentos flutuante de design curvo forma o ponto mais elevado do tablier. Nitidamente focado em direção ao condutor, assegura que tudo que é necessário para a condução está à vista.

O inovador painel de instrumentos consiste num ecrã curvo de 16,8” com a imagem circular típica da Porsche. A pala foi eliminada, o que garante uma aparência ligeira e moderna ao estilo dos smartphones e tablets de alta qualidade. O vidro e o filtro polarizador de vapor-depositado oferecem propriedades antirreflexo.

O condutor pode optar entre quatro modos de visualização para o painel de instrumentos:

Clássico (medidor de potência) evoca os instrumentos circulares típicos da Porsche. Apresenta a informação de forma clara, proporcionando uma leitura rápida. Um medidor de potência substitui o conta-rotações ao centro.
Mapa substitui o medidor de potência ao centro pelo mapa.
Mapa Total intencionalmente, omite os instrumentos circulares em favor do mapa de navegação disposto por todo o ecrã.
Puro apresenta apenas as informações essenciais para a condução como a velocidade, sinais de tráfego e navegação, utilizando apenas uma seta minimalista.

Há também pequenos controlos táteis nos cantos do ecrã para a operação das funções de iluminação e chassis. O painel de instrumentos é, portanto, mais largo do que o volante e reminiscente do icónico 911 original.

O volante tem uma aparência mais ligeira, com dois modelos à escolha. Além da versão básica, que pode ser personalizada com aplicações coloridas como parte de um pacote, a Porsche oferece também um volante desportivo GT como opção. Tem um design distinto com as cabeças dos parafusos à vista e apresenta o típico seletor de modos da Porsche, o qual pode ser utilizado para selecionar os diversos modos de condução.

As secções superiores e inferiores do tablier prolongam-se pela largura total do veículo em forma de asa. O ecrã central de 10,9” para o sistema de infoentretenimento e o opcional ecrã para o passageiro são combinados para formar uma faixa integrada em vidro com a imagem de um painel em preto, combinando visualmente com o interior.
Todas as interfaces de utilizador foram completamente redesenhadas para o Taycan. O tradicional número de controlos físicos, como botões e interruptores, foi reduzido. Por outro lado, o controlo é inteligente e intuitivo – via operação tátil ou função de controlo por voz que responde ao comando “Hey Porsche”.

Todas as configurações de veículo do Taycan, como o Porsche Active Stability Management (PASM), podem ser facilmente definidas no ecrã central por acesso direto. O condutor pode aceder rapidamente a todas as apps através de uma página inicial claramente estruturada e personalizável. As apps incluem navegação, telefone, multimédia, conforto e Porsche Connect. Com o controlo por voz otimizado, os condutores podem aceder às funções requeridas ainda mais rapidamente. Pela primeira vez, os passageiros dianteiros terão a opção do seu próprio ecrã, permitindo-lhes alterar definições com facilidade sem distrair o condutor.

A consola central elevada intensifica a sensação de uma posição de condução baixa, como se espera de um Porsche. Apresenta um generoso painel tátil de 8,4” com resposta háptica. Isto permite alterar diretamente as definições do ar condicionado. O reconhecimento de escrita integrado permite também rápidas inserções de destinos.

Cada detalhe foi reduzido ao essencial. Como o Porsche 918, o Taycan tem um compacto seletor no painel de instrumentos ao invés da clássica alavanca de transmissão. Isto oferece à consola central uma imagem visualmente mais simples e cria espaço de arrumação. A redução ao essencial e uma abordagem sóbria é também evidente nas saídas de ar. Foram completamente modernizadas e podem ser intuitivamente operadas.

As tradicionais e mecanicamente operadas lamelas pertencem ao passado, já que o fluxo de ar é agora controlado digitalmente e automaticamente (“Virtual Airflow Control”). Ao clicar no menu Climate, é possível selecionar entre “Focado” para rápido e direcionado arrefecimento, e “Difuso” para um ar condicionado sem correntes de ar. Com a climatização automática de quatro zonas (“Advanced Climate Control”), um painel de controlo háptico com 5,9” permite operar o sistema a partir dos bancos traseiros.

Opções de personalização

O design de materiais e cores do Taycan permite equipamentos individualizados, do tradicional ao sustentável e moderno. Há também a opção por pele clássica, assim como pela sustentavelmente escurecida pele Club “OLEA”, a qual usa folhas de oliveira no processo de escurecimento. A qualidade natural da pele é acentuada por intermédio de um processo especial de coloração.

Uma nova caraterística é apresentada pelo interior integralmente sem pele com as superfícies com texturas topo de gama. O material “Race-Tex” utilizado utiliza microfibras de elevada qualidade, parcialmente constituídas por fibras de poliéster recicladas. A sua produção tem 80 por cento menos CO2 que os materiais tradicionais. A cobertura do piso utilizada a fibra reciclada “Econyl®”, a qual é feita a partir de redes de pesca recicladas, além de outras coisas.

O Taycan está disponível com uma gama alargada de configurações interiores e exteriores, em estilos modernos e tradicionais. Os destaques e acabamentos interiores sublinham a atenção ao detalhe, indo de encontro aos mais elevados padrões de qualidade da Porsche em relação às caraterísticas dos materiais e da mão-de-obra. As cores interiores Bege Black-Lime, Amora Preta, Bege Atacama e Castanho Meranti estão exclusivamente disponíveis para o Taycan.

O opcional pacote interior de detalhes oferece também aos clientes uma escolha de esquemas especiais de cores de contraste em preto mate, prata escurecida ou neodímio, um elegante tom champanhe. As portas e as consolas centrais podem ter acabamentos em madeira, carbono mate, alumínio ou tecido.

Em adição ao conjunto de inovações, há outro detalhe que nenhum Porsche pode não ter. Similar ao canhão da ignição nos modelos Porsche convencionais, o botão de arranque está localizado à esquerda do volante.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português