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Gaming é a nova aposta da Ford

A Ford vai lançar as suas primeiras equipas de desportos digitais (esports) como forma de desenvolvimento da sua forte tradição na competição automóvel no mundo real, competindo ao mais elevado nível no palco das corridas virtuais.

Diariamente, em todo o mundo, milhões de pessoas sentam-se ao volante de um veículo Ford virtual para desfrutar da competição com os amigos, no âmbito das comunidades online. Agora, a marca vai procurar os melhores pilotos online para formar as suas primeiras equipas de desportos virtuais.

Com início já na presente edição da Gamescom, um dos principais certames europeus dedicado à cultura dos jogos digitais, a Ford vai recrutar equipas Fordzilla nacionais para representação da Alemanha, Espanha, França, Itália, e Reino Unido, bem como uma equipa europeia formada pelos melhores jogares de cada equipa nacional.

Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing Vendas & Serviço da Ford Europa, “Na Ford, temos um pedigree em termos de competição com que outros apenas podem sonhar. Agora, chegou o momento de pegar neste know-how e aplicá-lo no mundo dos desportos digitais, ou esports, – captando as imaginações de uma nova geração de pilotos virtuais, inspirando-os ao volante de um dos nosso veículos Ford Performance.”

Durante 2019, as previsões apontam para que o mercado global de esports venha a gerar receitas no valor de 1,1 mil milhões de dólares, o que equivale a um crescimento anual de 26,7 por cento; em termos de audiências, o público alcançado chegará aos 453,8 milhões, dos quais 201, 2 milhões são entusiastas dos jogos digitais (esports) e 252,6 milhões são espectadores ocasionais. Contrariamente à crença popular, a idade média de um gamer situa-se em pouco mais de trinta anos.

A Ford tem vindo a demonstrar um interesse cada vez maior nas sinergias entre gaming e mobilidade, e no papel que estes dois factores poderão vir a desempenhar na forma como nos relacionaremos no futuro, seja nas deslocações do dia-a-dia, como passageiros de veículos autónomos, ou simplesmente no desfrutar das emoções da performance.

Segundo Amko Leenarts, director de Design da Ford Europa, “A distinção entre os mundos real e virtual é muito esbatida. O gaming é agora uma parte da cultura dominante. Os gamers de topo desafiam pilotos profissionais na vida real, e muitas das nossas atividades do dia a dia estão relacionadas com gaming, desde a utilização de apps para fitness até juntar pontos de fidelização para obter um café grátis. Explorar a paixão e a experiência da comunidade de gaming irá ajudar a evoluir a nossa forma de pensamento acerca do futuro das viagens – algo em que todos estamos empenhados e verdadeiramente entusiasmados”.

Em 2017, a Ford tornou-se no primeiro fabricante a ter um stand no Gamescom, onde estão presentes mais de 1000 expositores que todos os anos atraem centenas de milhares de visitantes. No ano passado, a marca foi pioneira ao fazer a primeira apresentação de um veículo pela primeira vez na história do certame, revelando em estreia mundial o Ford Ranger Raptor, a versão de elevado desempenho da pickup mais vendida na Europa.

Entre os jogos em que as equipas Fordzilla irão competir está o premiado Forza Motorsport 7, desenvolvido pela Turn 10 Studios da Microsoft Game Studios. O franchise Forza é o franchise de corridas de automóveis mais vendido desta geração de consolas e acolhe uma das maiores comunidades mundiais de corridas de automóveis. Mensalmente, milhões de pessoas em todo o mundo jogam o Forza, sendo que 1 milhão de jogadores escolhe veículos Ford.

Nas palavras de Justin Osmer, Director Sénior de Desenvolvimento de Parcerias da Turn 10 Studios, “É com imenso prazer que vemos que o Forza Motorsport continua a ser o jogo de eleição para grandes marcas como a Ford, cuja dinâmica é comprovada através do lançamento de iniciativas de esports. Com milhões de fãs a jogar o Forza, temos constatado um crescimento significativo nos números dos que querem competir, ou simplesmente assistir, nos esports, e é fantástico ver que um parceiro de longa data, como a Ford Motor Company, está a criar ainda mais possibilidades de participação.”

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