Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Porsche Taycan é oficial! Conheça o primeiro automóvel elétrico desportivo da marca alemã

Foi finalmente revelado um dos automóveis mais esperados dos últimos tempos. O Taycan é o primeiro elétrico da Porsche e foi apresentado simultaneamente em três continentes.

O primeiro automóvel totalmente elétrico da Porsche anda a ser desenvolvido há uns anos. Já conhecemos diversos componentes, esboços e sistemas destinados a este modelo, bem como diversos protótipos e imagens que nos deixavam apenas adivinhar como seria a versão final deste modelo.

Mas agora, o mistério acabou. A apenas alguns dias da sua apresentação oficial ao público no Salão de Frankfurt, a Porsche apresentou a centenas de jornalistas do mundo inteiro o seu primeiro automóvel elétrico. O evento decorreu simultaneamente em três continentes, sendo a apresentação europeia teve lugar em Berlim, num hangar decorado especificamente para este efeito.

Segundo Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, “este dia marca o início de uma nova era”, “O Taycan liga a nossa herança ao futuro. Leva para a frente a história de sucesso da nossa marca – uma marca que fascina e emociona pessoas por todo o mundo há mais de 70 anos.”.

E de facto, o novo Porsche Taycan dificilmente ficará indiferente a alguém. O seu desenho ficou muito próximo de alguns protótipos que conhecemos nos últimos meses e leva mesmo a marca para um futuro que está cada vez mais próximo. Mas no que diz respeito ao visual deste modelo, o melhor mesmo é dar uma vista de olhos na galeria de imagens que lhe mostramos neste artigo.

O formato de berlina desportiva de quatro portas é apenas o casulo de uma montra tecnológica gigantesca, que inclui todas as tecnologias que a marca tem vindo a desenvolver nos últimos anos para os seus automóveis elétricos e híbridos. Sob tudo isto está “um verdadeiro Porsche para a era da mobilidade elétrica – um automóvel desportivo fascinante que não emociona apenas pela sua tecnologia e comportamento dinâmico, mas que também desperta paixão em todas as pessoas pelo mundo, tal como os seus lendários antecessores fizeram”, tal como referiu Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo da Porsche AG – Pesquisa e Desenvolvimento.

As primeiras versões desta gama são o Taycan Turbo e o Taycan Turbo S, sendo que este último, o mais desportivo dos dois, conta com uma potência máxima de 761 cavalos. Esta versão consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e alcançar os 260 km/h de velocidade máxima, sendo que a sua autonomia fica acima dos 400 quilómetros. A versão Turbo oferece 680 cavalos de potência máxima e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, com a mesma velocidade máxima declarada, mas a autonomia desta opção chega aos 450 quilómetros.

Segundos os dados da Porsche, o Taycan é o primeiro modelo de produção com uma voltagem de 800 volts, o que permite tempos de carregamento mais curtos e menos tempos de espera antes de voltar à estrada. Segundo as informações disponíveis, em condições ideais de carregamento e com um posto de elevada potência, o Taycan demora pouco mais de 20 minutos a carregar a bateria entre os cinco e os 80 por cento, sendo que a potência máxima de carregamento ronda os 270 kW.

Além de tudo isto, o novo modelo da Porsche tem a missão de apaixonar todos aqueles que exigem uma dinâmica acima da média quando se fala num Porsche. E para isso, a marca alemã cumpriu o que prometeu ao desenvolver um automóvel capaz de conquistar cada uma das pessoas que se sente ao volante. Para isso, está presente um controlo eletrónico da suspensão (PASM), o sistema de estabilização eletromecânica da carroçaria (PDCC Sport) e o sistema de vectorização de binário que ajuda a potência de cada uma das rodas e do sistema de tração integral, para conseguir a melhor eficácia em curva.

Os modos de condução disponíveis variam entre a condução mais desportiva e aquela que mais privilegia a autonomia, otimizando o funcionamento dos dois motores elétricos disponíveis (um em cada eixo) e da transmissão de duas velocidades que permite acelerações ainda mais rápidas.

No habitáculo, o desenho que já conhecemos de outros modelos em componentes como o volante e o tablier, conhece aqui uma versão mais evoluída e futurista, tal como é exigida num modelo com as características do Porsche Taycan. Os comandos “mecânicos” foram praticamente eliminados, dando lugar a comandos táteis ou por voz, sendo que o Taycan já responde ao comando vocal “Hey Porsche” para desempenhar um número elevado de funções. No que diz respeito a espaços de arrumação destinados a bagagem, o Taycan conta com um compartimento de 81 litros na secção dianteira e um outro de 366 litros na zona posterior.

Os concessionários da Porsche em Portugal já estão prontos para receber encomendas das duas versões do novo Taycan, sendo que os preços oscilam entre os 158.221 euros da versão Turbo e os 192.661 euros da opção mais potente da gama, o Turbo S.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português