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O Land Rover Defender está de volta. E já tem preços!

A chegada de um novo Land Rover Defender era algo que já esperávamos há alguns anos e o dia do seu lançamento oficial finalmente chegou. Venha conhecê-lo!

No mundo automóvel há alguns modelos que dispensam apresentações e o Land Rover Defender é certamente um deles. Foram mais de sete décadas a explorar os caminhos mais complicados de todo o planeta, respondendo aos espíritos mais aventureiros, mas também às organizações mundiais com necessidades especificas de utilização e que se focam em zonas onde o acesso de automóvel nem sempre é dos mais simples. E o Defender é bem capaz de ter estado em todos estes lugares.

O final da sua produção deixou-nos tristes, quase como se tivéssemos perdido um amigo ou um familiar, mas a promessa de um novo modelo ia garantindo que nada estava perdido. Foi uma espera longa e cheia de diversos segredos e antevisões, mas finalmente chegou o dia oficial da apresentação do novo Land Rover Defender, praticamente 70 anos depois do primeiro modelo.

O novo Defender tem a difícil missão de ser ainda melhor que o original, pelo que a marca já o tem em testes há uns anos, pelos quatro cantos do globo. Continua a ser pensado para os mais aventureiros e curiosos e ostenta um visual de robustez, que parece pronto para qualquer tipo de aventura.

O perfil da carroçaria segue os pergaminhos do original, com as rodas muito próximas das extremidades da carroçaria, permitindo excelentes ângulos de ataque e de saída e continua disponível em duas versões de carroçaria, uma 90 de chassis mais curto e a 110, com o chassis mais longo. Tal como no modelo original, a roda suplente continua a estar presente no exterior da carroçaria, a porta da bagageira mantem as dobradiças laterais e nem sequer ficaram esquecidas as pequenas janelas alpinas no tejadilho.

No habitáculo, o comando da caixa passou para o tablier, permitindo a instalação de um lugar central dianteiro, caso seja necessário, fazendo com que a versão 90 tenha uma lotação de seis lugares. Com a carroçaria 110, há versões de cinco, seis ou sete lugares, com a possibilidade de receber, em opção, um teto de abrir em lona, que abrange todo o tejadilho.

O facto de ser lançando no século XXI permite o acesso a tecnologia que o seu antecessor nem sonhava, tal como o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro da Land Rover, que inclui atualizações de software automáticas sem fios.

Do lado da dinâmica, e ao contrário do chassis de longarinas do seu antecessor, o novo Defender conta com uma construção monobloco em alumínio, com o objetivo de deixar o conjunto com a maior rigidez possível. Inclui um conjunto de suspensões independentes que podem ter um sistema pneumático em vez do helicoidal e está preparado para os sistemas de propulsão elétricos ou híbridos.

Como não poderia deixar de ser, o sistema de tração integral é permanente e inclui uma caixa de transferência de duas velocidades, mas também estão presentes um diferencial central e um traseiro ativo com bloqueio, tudo componentes mecânicos destinados a garantir que o Defender consiga “sobreviver” em qualquer tipo de piso.

A nova arquitetura da carroçaria apresenta uma altura ao solo de 291 mm e uma geometria todo-o-terreno de nível mundial, pelo que a versão 110 pode proporcionar ângulos de ataque, rampa e saída de 38, 28 e 40 graus (altura todo-o-terreno), respetivamente. A profundidade de passagem a vau máxima de 900 mm é conjugada com o novo programa Wade (passagem a vau) do Sistema Terrain Response 2 para assegurar confiança total na condução em água profunda.

Já em terra, a avançada tecnologia de panorâmica do solo ClearSight da Land Rover auxilia os condutores a tirar o máximo partido das capacidades do Defender apresentando no ecrã táctil central uma panorâmica da zona que costuma ser ocultada pelo capot, diretamente à frente das rodas dianteiras.

Em termos de motorizações, o novo Defender conta com a gama mais avançada do Grupo Jaguar Land Rover, seja nas opções a gasolina ou diesel. E no próximo ano, será a vez de conhecermos uma versão híbrida plug-in (PHEV) para uma experiência de condução silenciosa que apenas um veículo elétrico pode proporcionar.

No momento do lançamento, a gama dos motores a gasolina inclui um motor de quatro cilindros P300 e um potente P400 de seis cilindros com a eficiente tecnologia elétrica microhíbrida. Em alternativa, os clientes podem selecionar dois motores diesel de quatro cilindros (o D200 e o potente D240) com um consumo de combustível de 7,6 litros/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km (NEDC).

Segundo Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover: “O novo Defender respeita o seu passado, mas não é limitado por este. Este é um novo Defender para uma Nova Era. A sua personalidade única é realçada pelo perfil distinto e proporções equilibradas, o que o torna extremamente desejável e muito capaz: um 4×4 visualmente atraente que conjuga a sua integridade de design e engenharia com um compromisso inabalável.”

O novo Land Rover Defender já pode ser encomendado nos concessionários da marca em Portugal, estando disponíveis diversas versões para as duas carroçarias. Os preços do Defender 90 começam nos 80.500 euros, enquanto que a versão mais longa, o Defender 110, tem um preço base de 87.344 euros. A opção de chassis mais curto (90), no entanto, chegará um pouco mais tarde ao mercado. Se desejar conhecer mais detalhes sobre este modelo, ou se o quiser configurar a seu gosto, basta visitar o seu configurador online em: www.landrover.pt/defender

Numa fase inicial de lançamento estará disponível uma edição especial “First Edition”, com uma configuração exclusiva, que se junta aos níveis de equipamento S, SE, HSE e o X, o topo de gama. No entanto, este novo Defender pode ser configurado sem grandes limites, graças a quatro pacotes de equipamento distintos (Explorer, Adventure, Country e Urban) e a uma quantidade de extras pensados para dar resposta aos utilizadores mais exigentes. Entre eles, está uma pelicula sustentável e reciclável, que protege a pintura dos pequenos riscos e danos do dia-a-dia. E se tudo isto não chegar, a Land Rover ainda disponibiliza uma linha de acessórios especifica para este modelo, que inclui coisas como um guincho elétrico com controlo remoto, uma tenda para o tejadilho, toldos insufláveis resistentes à água e diversos sistemas de barras de reboque ou suportes de tejadilho.

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