Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen inicia a revolução com o seu novo ID.3

A família de modelos totalmente elétricos da Volkswagen começou a ser apresentada oficialmente no Salão de Frankfurt. O primeiro modelo é o ID.3 com 550 quilómetros de autonomia.

Já passaram uns anos desde que a Volkswagen prometeu revolucionar o mundo dos automóveis elétricos com uma nova família de modelos à qual chamou apenas ID. É claro que uma manobra desta magnitude não se faz de um dia para o outro e é necessário desenvolver uma enorme quantidade de soluções e tecnologias para que tudo corra da melhor forma possível.

A nova família ID conta com uma nova plataforma modular (MEB) e com diversas outras soluções que fizeram mesmo com que a Volkswagen equiparasse o lançamento deste modelo ao do Golf ou mesmo do Beetle, uma vez que este, tem tudo para ser o novo “carro do povo” na atual esfera de mobilidade eletrificada.

E agora, ele aqui está, apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt. O Volkswagen ID.3 é o primeiro modelo desta família a chegar ao mercado e o seu grau de importância é tão elevado para a marca que a fez mesmo adotar uma nova imagem e até um novo logotipo. Tem um visual de pequeno monovolume mas parece projetar as linhas da marca para o futuro, com linhas fluidas e muito modernas e com um comprimento abaixo dos 4,3 metros. A largura fica um pouco acima dos 1,80 metros e a altura cinco centímetros acima do metro e meio.

As versões do ID.3 diferem pela capacidade das suas baterias (45 kWh, 58 kWh e 77 kWh), que lhe permitem alcançar uma autonomia máxima entre os 330 e os 550 km (WLTP) e o motor elétrico de 150kw e 310Nm de binário, colocado no eixo traseiro, passa a potência para as rodas desse mesmo eixo através de uma transmissão de apenas uma velocidade que permite ao ID.3 alcançar os 160 km/h.

As baterias do sistema estão colocadas sob o piso do habitáculo, oferendo um centro de gravidade mais baixo e, por isso, um comportamento dinâmico melhorado apesar dos 1.719 quilos do conjunto. Quanto ao carregamento, e com uma potência de carga de 100 kW, é possível adicionar 290 quilómetros de autonomia ao ID.3 em apenas 30 minutos.

No habitáculo foi adotado o conceito de “open space”, com um bom espaço disponível e sem elementos desnecessários como um túnel central, por exemplo. A simplicidade de utilização foi uma das prioridades para a Volkswagen no desenvolvimento deste modelo e chega mesmo a afirmar que os condutores sabem imediatamente o que fazer assim que entram a bordo.

Em frente à posição de condução está um ecrã com as principais funções destinadas à condução e no centro do tablier está um monitor tátil de dez polegadas que inclui todas as funções do automóvel e do sistema de entretenimento, mas também da navegação e as mais variadas configurações que podem ser atualizadas automaticamente quase sem darmos por isso. Os mais exigentes no campo da qualidade de som podem optar pelo sistema desenvolvido pela Beats para este modelo, com oito altifalantes e um subwoofer. Além dos comandos táteis, o ID.3 inclui também um assistente que é despertado quando dizemos apenas “Olá ID”.

A grande revolução, no entanto, está também no preço a que este modelo é proposto no mercado nacional. A versão de acesso à gama tem um preço de 30.500 euros e o início da sua comercialização está prevista para Março de 2020. A versão 1ST será a primeira a chegar ao mercado, numa edição limitada de lançamento e com duas configurações distintas.

O equipamento da versão base do ID.3 1ST inclui um sistema de navegação, um rádio digital DAB +, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços à frente, um cabo de carregamento Modo 2 e jantes em liga leve de 18 polegadas. O ID.3 1ST Plus também possui um sistema de camara de marcha atrás, o cruise control adaptativo e o sistema de bloqueio e arranque sem chave “Keyless Access”. O interior do ID.3 1ST Plus está ainda equipado com uma consola central (que inclui duas entradas USB-C na parte traseira), além de luz ambiente. Exteriormente, destacam-se os vidros coloridos, o pacote Style em prata, os faróis Matrix LED e as jantes em liga leve de 19 polegadas.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
.PT promove talento feminino no sector da tecnologia
Marketeer
Primeiro Brand Storytelling da Auchan é português