Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Combustíveis a caminho do maior aumento em 8 meses

A próxima semana traz más notícias para os condutores portugueses: os preços dos combustíveis vão subir em força nos postos de abastecimento em Portugal, a refletir a instabilidade no mercado petrolífero provocada pelos ataques com drones na Arábia Saudita.

De acordo com fontes do setor contactadas pelo Automonitor, “a evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços de até quatro cêntimos por litro na gasolina e três cêntimos por litro no gasóleo”.

Os aumentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “o preço da gasolina terá a subida mais acentuada, 3 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo terá um aumento médio de 2,5 cêntimos por litro”, avançou outra fonte.

É preciso recuar a janeiro para encontrar um aumento semelhante no preço dos combustíveis,segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). A confirmarem-se estas atualizações, o preço da gasolina subirá para máximos de agosto e o do gasóleo para máximos de maio.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa atualmente 1,531 euros enquanto o do gasóleo vale 1,417 euros.

As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem o 9º gasóleo mais caro dos 28 países da União Europeia. Já a gasolina ocupa a 7ª posição do ranking europeu, com este combustível a valer mais 7 cêntimos que a média europeia e 17 cêntimos mais do que em Espanha.

 

OS MAIS ECONÓMICOS
Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus