Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ineos confirma fábrica de novo 4×4 em Portugal

A Ineos Automotive, divisão do grupo industrial de químicos Ineos, confirmou que Portugal fará parte do esforço de produção de um novo jipe todo-o-terreno que será denominado Grenadier.

As principais instalações estarão situadas em Bridgend, no País de Gales, mas a Ineos promete estabelecer na zona de Estarreja uma outra infraestrutura que dará origem à carroçaria e chassis do novo todo-o-terreno que mais não será do que um sucessor espiritual do Land Rover Defender original.

As instalações de Estarreja – que segundo o governo português ajudará a criar para já 200 postos de trabalho (com uma estimativa de 500 a longo prazo) – implicará um investimento que poderá superar os 300 milhões de euros.

O novo Grenadier, que poderá vir a ser revelado já em 2020, deverá utilizar motores 3.0 de seis cilindros Diesel e gasolina de origem BMW, caixa automática ZF de oito velocidades, suspensão de fabrico próprio e será feito com base numa plataforma de travessas e longarinas em aço.

O modelo, que deverá ter capacidade para rebocar até 3500 kg, será lançado em vários mercados um pouco por todo o mundo, tendo como foco principal África, Oceânia, Europa e EUA.

Recorde-se que a Ineos, dirigida pelo multimilionário Jim Ratcliffe, conhecido fã de automóveis, tem centrado a sua atividade na área da petroquímica e, mais recentemente, na área mineira e automóvel – empregando atualmente 22 mil pessoas distribuídas por 183 fábricas em 26 países.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus