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Jaguar estreia novo Design Studio

A Jaguar revelou o seu novo estúdio de design especializado de Gaydon, para que toda a equipa de design trabalhe no mesmo espaço criativo pela primeira vez nos 84 anos da história da marca.

Liderado pelo Design Director da Jaguar, Julian Thomson, o novo estúdio é o centro de design automóvel mais avançado do mundo, e foi criado pera impulsionar o processo de design criativo humano com as mais recentes tecnologias do mundo.

O centro colaborativo ‘Heart Space’ do novo Design Studio da Jaguar reúne uma diversificada e poderosa equipa criativa, formada por 280 especialistas, apostados em projetar as futuras gerações da Jaguar. Em redor do ‘Heart Space’ surgem novos ambientes de trabalho personalizados para as equipas de Interior, Exterior e Cor, e Materiais, além de outras valências de Visualização de Design e Design Técnico.

A Jaguar Design é formada por projetistas de todo o mundo e pertencentes a um vasto leque de meios industriais, como é o caso da moda, do fabrico de relógios, desporto e jogos de computador. Contar com especialistas das mais diversas áreas do design faz com que a equipa interprete e traduza a sua noção da “Jaguar” e da essência britânica, utilizando os materiais e os processos mais modernos.

Estes processos utilizam a tecnologia líder do setor, como a maquinaria personalizada de modelagem em argila, de modo a poder trabalhar simultaneamente em 20 modelos, sistemas de realidade virtual. A marca disponibiliza igualmente um monitor digital 4K de 11 metros, denominado ‘The Electric’. A superfície do novo Design Studio da Jaguar tem mais de 12.000 m2, o que representa um aumento de 33% em comparação com o espaço total do antigo estúdio de Whitley.

Os estúdios principais chamam-se Studio 3 e Studio 4, em homenagem aos números dos D-Type da Jaguar que venceram o Le Mans em 1957 e 1956 respectivamente, e aos estúdios 1 e 2 de Whitley, que acolheram o departamento de Design da Jaguar desde 1985. Este conceito de denominação mantém-se nas salas de reuniões, uma vez que metade destas foi batizada com os nomes dos modelos icónicos da Jaguar, e a outra metade com o nome de pessoas importantes na história da Jaguar, como o fundador Sir William Lyons, o projetista Geoff Lawson e o ator Steve McQueen.

Os Studio 3 e 4 contam com um total de dez superfícies de modelagem em argila com 20 metros de comprimento e que podem alojar duas figuras, com uma capacidade de carga de 4,5 toneladas. Pela primeira vez, os projetistas podem colocar os modelos do interior e do exterior no mesmo local para melhorar a sua sinergia e a colaboração entre as duas áreas. Cada placa está equipada com carris de uma máquina instalada no solo para alojar o processamento duplo dos modelos com as máquinas de fabrico em argila Kolb Concept Line CNC de eixo 3+2, que contam com um rotor motorizado de 1 kw com uma capacidade de 16 000 rpm. Este sistema avançado permite alternar entre a medição e o fabrico com enorme rapidez e flexibilidade.

Além disso, as superfícies possuem elevadores montados no chão para os modelos de argila. Estes são uma ajuda constante e acertam continuamente a altura para que os modelistas da Jaguar possam adotar as posições de trabalho mais confortáveis.

A temperatura dos estúdios está completamente controlada para assegurar que a argila permanece no seu estado ideal para ser moldada pelas mãos da equipa de 46 escultores. Alem do mais, a iluminação oferece a luz e a temperatura de cor ideal para um visionamento perfeito.

O Studio 4 está virado para norte para assegurar a entrada de luz natural através das suas enormes janelas de vidro. Assim, os modelos podem ser vistos à luz natural e desde várias distâncias e ângulos. No total, o novo Design Studio da Jaguar tem 906 m2 de vidro e três claraboias que inundam o estúdio com luz natural. O redor do estúdio, devidamente iluminado e com um design cálido, complementa-se com as vigas estruturais de madeira.

Conseguir visualizar os modelos desde várias alturas é tão importante como a iluminação, uma vez que a observação da plataforma do Jaguar foi sempre fundamental para os projetistas, desde os primeiros esboços até ao fabrico dos modelos. Agora, e pela primeira vez na Jaguar, os projetistas poderão analisar os modelos a partir de várias alturas, na sala de visualização e a partir de posições elevadas, tudo isto graças a uma zona de observação em forma de anfiteatro.

Além do mais, a realidade virtual desempenha um papel cada vez mais importante na Jaguar Design, e as equipas de digitalização colaboram em todas as fases do processo, desde a elaboração de esboços até à criação de animações. Um teste de realidade virtual permite que os projetistas e os engenheiros do estúdio testem as suas ideias no mundo virtual muito mais rapidamente e de modo bastante mais eficaz. Desde a fase de concepção inicial, a equipa de Modelagem, com a ajuda de um computador, transforma os esboços desenhados em modelos digitais em 3D, e a equipa de Visualização e Animação de Design trabalha com os projetistas e com as equipas de tratamento de dados para dar vida aos esboços e aos modelos 3D.

Por outro lado, o novo Design Studio da Jaguar atribui uma enorme importância às tecnologias de materiais mais avançados. A equipa de cor e materiais conta com mais espaço e novas tecnologias para investigar e testar novos recursos sustentáveis que mantenham sempre os níveis de luxo e sensibilidade tátil na próxima geração de veículos e cumpram os rigorosos requisitos de qualidade da Jaguar.

Por fim, esta equipa trabalha quer no exterior como no interior e desempenha um papel chave na criação de veículos, desde a elaboração de novas cores até à conceitualização dos mais pequenos e bonitos pormenores do interior, como é o caso do emblema da Jaguar na consola central E-PACE.

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