Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carregar um elétrico sem cartão ou app? Efacec participa em projeto-piloto

A Virta, plataforma fornecedora de pontos de carregamento para veículos elétricos, a Efacec e o SDEY estão a colaborar com a Hubject para lançar o projeto pioneiro “Plug & Charge”, considerada a tecnologia de carregamento mais fácil, integrada e segura.

Até agora, os condutores de veículos elétricos necessitavam de um cartão RFID (identificação por radiofrequência) ou smartphone para aceder a um posto público de carregamento.

Com a tecnologia Plug & Charge, que utiliza o standard ISO 15118, é definida uma nova forma de comunicação entre veículos elétricos e a rede de carregamento usando certificados digitais. Assim que conectado com o automóvel, o carregador recebe dados encriptados do veículo e é processado o pagamento, num gesto simples.

O projeto-piloto deverá começar no início de 2020. O SDEY (Department Energy association of Yonne) irá instalar em Yonne os seis primeiros carregadores Plug & Charge, modelo HV160, produzidos pela Efacec. A Hubject irá fornecer o ecossistema Plug & Charge e a infraestruturas públicas essenciais associadas. Os pontos de carregamento estarão ligados à rede multi-operador da Hubject através da plataforma Virta, e irão estar operacionais à escala europeia tal como a restante rede de carregamento SDEY. A Virta será a primeira plataforma de carregamento a implementar a tecnologia Plug & Charge no mercado francês.

“A Efacec está muito satisfeita por contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em França”, afirmou Duarte Ferreira, Global Business Development Director, acrescentando que “projetos como Plug & Charge permitem-nos continuar a fornecer os nossos produtos e competências para tornar a mobilidade sustentável uma realidade na Europa”.

, “Estamos extremamente satisfeitos por integrar este teste de solução completa, com o objetivo conjunto de promover o futuro da mobilidade elétrica. O mercado francês é um nos quais temos sempre vindo a investir e sentimo-nos orgulhosos por ser um acelerador de inovação com o ecossistema Plug & Charge”, referiu Christian Hahn, CEO da Hubject.

“Em Yonne, acreditamos na cooperação europeia e na inovação para promover a mobilidade sustentável. Estamos constantemente à procura de modelos inovadores, seguros e de fácil utilização para melhorar o uso de veículos elétricos. Estamos contentes por colaborar novamente com parceiros internacionais de alta qualidade, e com este projeto estamos a elevar a nossa infraestrutura de carregamento a um novo nível”, afirmou Jean-Noël Loury, presidente da SDEY.

Allan Ahlgren, vice-presidente de vendas na Virta, comentou: “Tendo a Virta uma longa tradição de negócio em França, estamos especialmente satisfeitos que este projeto-piloto tenha lugar em Yonne. A Virta tem estado sempre na linha da frente com novos desenvolvimentos. Agora, também queremos estar entre os pioneiros a implementar novas tecnologias ao nível do utilizador. Virta está muito honrada] por poder dar início ao projeto-piloto com um grupo no qual todos os participantes são líderes mundiais no domínio do carregamento de veículos elétricos”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus