Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Brexit sem acordo: Nissan Europa em risco de colapso

O presidente da Nissan Europa, Gianluca de Ficchy, afirmou que o modelo de negócio da marca japonesa corre o risco de colapsar caso não haja Brexit com acordo.

Uma saída do Reino Unido da União Europeia, sem acordo, poderá levar à imposição de uma tarifa de 10% – segundos as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) – sobre todos os modelos da Nissan que saiam da sua fábrica em Sunderland com destino à Europa.

 

“Se estivermos numa situação em que amanhã teremos de aplicar tarifas de exportação de 10% sobre 70% das nossas vendas, todo o modelo de negócio da Nissan Europa ficará em risco”, afirmou Gianluca de Ficchy à imprensa.

A Nissan mantém-se em conversações com o governo britânico agora liderado por Boris Johnson: “Se a inexistência de um acordo significa a aplicação súbita dos termos da OMC, o nosso modelo de negócio na Europa não será sustentável no futuro”, sublinhou Gianluca de Ficchy.

A Nissan assinalou nesta quinta-feira o arranque da produção do Juke num investimento de 100 milhões de libras (cerca de 113 milhões de euros) nas suas instalações em Sunderland, unidade que emprega 6 mil pessoas – num total de 30 mil trabalhadores que dependem da cadeia de distribuição da marca japonesa – e que tem previsto receber também a produção do Qashqai.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
4 tendências de Marketing Digital para 2020