Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Torres Vedras já tem autocarro 100% elétrico

O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras.

O autocarro foi apresentado na passada sexta-feira no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.

“O Município de Torres Vedras tem vindo a apresentar um conjunto de ações relacionadas com o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMUS e isto acaba por ser complementar”, afirmou Hugo Lucas. “Todos estes planos, nomeadamente o Plano de Mobilidade e Transportes, o PAMUS, aquilo que visam acima de tudo é a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, concluiu.

Até à próxima segunda-feira, os passageiros da Linha Azul dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT têm a oportunidade de viajar num dos mais avançados autocarros elétricos.

Inspirado nos elétricos da marca, o veículo tem 12 metros de comprimento, capacidade de transporte de 95 passageiros e uma autonomia de 200 quilómetros. No interior, o veículo apresenta uma superfície de 20 m² em que os passageiros poderão circular, podendo contemplar, no máximo, três portas duplas de cada lado. A sua estrutura modular permite que a disposição interior seja alterada de acordo com as necessidades.

Uma das inovações passa pelo facto de o autocarro apresentar quatro rodas direcionáveis que irão permitir, ao fazer uma curva, que se ocupe menos 20% da superfície do asfalto do que um autocarro convencional. O veículo requer, por isso, menos espaço, prometendo contribuir para uma mudança na mobilidade urbana: o espaço necessário para a realização da manobra de paragem ou estacionamento, por exemplo, será reduzido, poupando espaço equivalente a dois carros (em estacionamento paralelo).

Sublinhe-se, ainda, que através do seu sistema de assistência ao estacionamento, o veículo fica completamente alinhado com os passeios.

Autocarro inovador

O Grupo Barraqueiro testará também a operacionalização de uma solução elétrica com carregamento de oportunidade. Este tipo de carregamento rápido, entre circulações, permite estender a autonomia operacional da viatura, sem a penalização de eficiência, peso e investimento associados a veículos elétricos “tradicionais” com autonomia equivalente.

Os testes realizados no concelho de Torres Vedras irão permitir uma comparação direta com ensaios realizados com outros modelos, inserindo-se no trabalho desenvolvido pelo Município em torno da mobilidade sustentável. O PAMUS, por exemplo, tem como princípios a melhoria da qualidade de vida urbana, das condições de saúde e bem-estar e da qualidade ambiental geral, bem como promover a sustentabilidade económica das redes e sistema de mobilidade.

Já em 2017, Torres Vedras acolheu a realização do Fórum CIVITAS, a conferência europeia na área de mobilidade. Sublinhe-se que Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, integra o Conselho Consultivo Político CIVITAS.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
4 tendências de Marketing Digital para 2020