Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Hyundai NEXO: 6 coisas que precisa saber

O Hyundai NEXO é o porta-estandarte tecnológico da gama ecológica crescente da Hyundai e foi desenvolvido sobre uma plataforma dedicada completamente nova.

Equipado com tecnologia fuel-cell revolucionária e sistemas inteligentes de apoio à condução, a mais recente geração fuel cell da Hyundai demonstra como será o futuro da mobilidade a zero emissões e permite aos clientes experienciá-la hoje. Comprovando que uma motorização a hidrogénio e amiga do ambiente pode corresponder às necessidades de condução diária, deixamos aqui seis curiosidades sobre o Hyundai NEXO.

1 – Estacionamento automático

O assistente inteligente de parqueamento permite ao NEXO estacionar de forma automática ou sair de um lugar de estacionamento com ou sem o condutor no carro. Sim – o NEXO pode literalmente estacionar-se sozinho.

Com o simples premir de um botão pelo condutor o NEXO pode estacionar em marcha atrás num lugar e estacionamento. Mesmo que as condições do estacionamento não sejam as melhores, o condutor pode ter 100 porcento de certeza de que o NEXO vai estacionar na perfeição.

2 – Condução Autónoma

Para além de estacionar sozinho, o NEXO oferece condução autónoma – e não apenas no parque de estacionamento. No início de 2018, um conjunto de Hyundai NEXO atravessou a Coreia do Sul numa viagem em modo totalmente autónomo, de Seul a Pyeongchang – 305 quilómetros depois, esta foi a viagem mais longa alguma vez percorrida por um veículo autónomo de nível 4.

E não se portou nada mal. Anteriormente, outros modelos autónomos mantiveram uma velocidade mais limitada em determinadas partes mais estreitas do caminho, no entanto os NEXO mantiveram os 110 km/h, a velocidade máxima permitida nas autoestradas Sul Coreanas. Mudança de faixa, ultrapassagens e portagens não foram um problema para o NEXO que até conduziu autonomamente em rotundas.

3 – Autonomia

Apesar de ter um deposito de combustível maior do que o de seu antecessor – o Hyundai ix35 Fuel Cell – demora apenas 5 minutos a atestar o NEXO. Significativamente mais rápido do que o tempo que demora a carregar um veículo elétrico.

O motor ecológico e eficiente do NEXO oferece uma autonomia de 666 km – melhor do que qualquer outro veículo elétrico ou fuel cell. Esta autonomia é comparável com a de um motor de combustão interna e dá aos condutores a confiança para percorrer longas distâncias.

4 – Casa abastecida e hidratada

O NEXO para além de oferecer uma mobilidade limpa pode aliviar a tensão da sua rede energética. O seu motor fuel cell pode ser conectado com a rede doméstica para dar energia a vários eletrodomésticos de cozinha, sala e jardim. A única emissão do NEXO é vapor de água, esta também pode ser utilizada para regar o jardim.

Enquanto os veículos convencionais de combustão interna apenas minimizam as emissões, o NEXO pode produzir água para as mais variadas utilizações.

5 – Resiliência a temperaturas abaixo de zero

No início deste ano, o NEXO foi testado a par da restante gama ecológica da Hyundai, nas mais extremas condições com temperaturas abaixo de zero, no Centro de Testes Hyundai Mobis na Suécia, apenas a uma hora de distância do Círculo Polar Ártico. Para resistir a tais condições os engenheiros da conceberam um compartimento novo para aquecer o fuel cell stack do NEXO.

Graças à sua estratégia inteligente de gestão térmica, o Hyundai NEXO pode ser ligado a -30o C, o que se compara com qualquer outro veículo com motor de combustão interna. É composto ainda por um sistema de ventilação que impede a água de congelar.

6 – Purificação do ar

O NEXO, para além de ser um veículo de zero emissões, também filtra e purifica o ar em movimento. Em andamento, o NEXO reduz do ar a mesma quantidade de poluição que é produzida por dois veículos Diesel que percorram a mesma distância.

A atleta olímpica Mireia Belmonte comprovou recentemente este facto ao treinar dentro de uma bolha cujo ar era emitido pelo tubo de escape de um Hyundai NEXO.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto