Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Sabe como lavar um carro elétrico ou híbrido?

Tem dúvidas sobre a manutenção e cuidado que os automóveis elétricos e híbridos deste tipo necessitam? Será possível lava-los com máquinas, em túneis e em centros de lavagem à pressão?

Especialistas na lavagem e cuidado de veículos confirmam hoje que os automóveis elétricos e híbridos podem ser lavados com total segurança em máquinas, túneis e centros de lavagem à pressão, pois não danificam o sistema elétrico nem as baterias. O mesmo é garantido pela ISTOBAL, grupo espanhol líder em soluções de lavagem e tratamento para automóveis, perante eventuais dúvidas sobre a manutenção e cuidado que os automóveis deste tipo necessitam.

A ISTOBAL faz questão de referir que os veículos elétricos e híbridos não apresentam grandes diferenças ao nível da limpeza em comparação com os automóveis Diesel ou a gasolina. Neste sentido, aconselha a que sejam seguidas diversas recomendações gerais sempre que sejam lavados automóveis em equipamentos de lavagem automática e à pressão para assegurar uma limpeza com a máxima qualidade e com todas as garantias.

Limpeza em túneis de lavagem

No caso dos túneis de lavagem, é necessário que o automóvel esteja ligado, em ponto morto e sem o travão de mão acionado, para que a corrente de arrasto do túnel de lavagem o possa retirar. Os automóveis elétricos, híbridos e automáticos devem estar na posição N (neutro), para que as rodas não fiquem travadas e o automóvel possa avançar pelo túnel de lavagem.

Além disso, é aconselhável desativar todos os automatismos como o limpa para-brisas automático dianteiro e traseiro, recolher os espelhos retrovisores exteriores, retirar a antena e todos os elementos salientes, como suportes de bagagem e outros acessórios, além de se certificar de que as janelas e as portas estão bem fechadas.

Nos automóveis híbridos recomenda-se a entrada no túnel com bateria suficiente para poder realizar a lavagem com o motor elétrico.

Máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão

No caso das máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão, aconselha-se a que a limpeza se realize com o motor desligado e com o travão de não acionado.

Em qualquer das opções de limpeza, será ainda necessário certificar-se de que não existe qualquer elemento defeituoso no veículo que possa ser afetado durante a lavagem, retirar os elementos externos que não estejam presos ao veículo e verificar se as janelas, o teto de abrir e as portas estão bem fechadas. Para as máquinas de lavagem, será necessário também recolher os espelhos retrovisores e retirar a antena.

Outras recomendações para a lavagem num centro de pressão incluem: não deixar que o produto de lavagem seque sobre o veículo porque pode tirar o brilho das partes metálicas, escolher a pistola adequada para cada fase de lavagem e pulverizar o veículo de cima para baixo, mantendo uma distância mínima de 30 cm entre a ponta da
lança e o veículo.

Em relação aos programas de lavagem adequados em túneis e máquinas de lavagem e centros de pressão, aconselha-se a pré-lavagem com produtos adequados e eficazes para a sujidade mais difícil, além da utilização de ceras para proteger a pintura do veículo.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Jardim da Estrela recebe mercado especial de Natal