Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

XC40 Recharge é o primeiro Volvo totalmente elétrico. Chega em 2021

A Volvo é uma das marcas realmente determinada em contribuir para um mundo melhor. Na sua lista de ações está uma gama de modelos totalmente eletrificada, sendo que o XC40 é primeiro totalmente elétrico.

Num momento em que as novas ideias de eletrificação destinadas ao mundo automóvel acontecem a um ritmo quase diário, a Volvo lembra-nos que já se encontra nesta rota há uns anos, mas que este ainda é apenas o início desta viagem. A marca nórdica tem apostado em grande nesta nova era em que é cada vez mais urgente fazermos alguma coisa pelo planeta, através do lançamento de modelos híbridos, que têm vindo a ser otimizados ao longo do tempo e de uma mudança de mentalidade, que tenta fazer chegar aos seus clientes, colaboradores e parceiros.

Mas agora, é a altura de dar um passo dos grandes, com a apresentação oficial do seu primeiro modelo totalmente elétrico. Este evento decorreu em Los Angeles, mas para não perdêssemos um minuto e para que fosse possível fazer chegar esta apresentação ao maior número de pessoas possível, a marca convidou-nos para um visionamento, em direto desta apresentação aqui mesmo em Lisboa.

Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, inicia o evento dizendo que “fizemos da segurança um dos temas mais importantes para a Volvo. Porque não fazê-lo com a sustentabilidade?”. A Volvo está mesmo determinada neste ponto e começa por anunciar que este seu primeiro automóvel totalmente elétrico é apenas o primeiro de cinco modelos que a marca tem planeado lançar no mercado até 2025, num ritmo de um por ano, sendo que o objetivo principal é que, em 2025, metade das suas vendas a nível mundial seja apenas de modelos totalmente elétricos e a outra metade de híbridos plug-in. Comum a todos será a designação Recharge, com que a Volvo pretende identificar todos os seus modelos eletrificados.

Quanto ao XC40, trata-se da nova versão P8 AWD Recharge, 100 por cento elétrico equipado com duas motorizações de 150 kW, uma em cada eixo, com capacidade para passar potência para as quatro rodas. No total, a potência máxima ronda os 408 cavalos, o que, aliado ao facto de contar com quatro rodas motrizes, permite prestações muito interessantes. Entre elas está a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos e os 180 km/h de velocidade máxima.

Além dos dois motores, o sistema elétrico no novo XC40 P8 conta com um conjunto de baterias com 78 kWh de capacidade, que inclui carregamento AC e DC até um máximo de 150 kW de potência. Isto quer dizer que, num posto de carregamento rápido, o XC40 consegue carregar as suas baterias até aos 80 por cento em cerca de 40 minutos. A autonomia máxima declarada para este modelo, segundo as informações da marca, vai conseguir superar os 400 quilómetros, já segundo as normas WLTP.

O novo XC40 conta ainda com uma nova evolução do sistema de infoentretenimento, resultante de uma parceria com a Google, que vai permitir a utilização de inúmeros serviços, mas também o acesso a um novo ecossistema de soluções que apenas vai beneficiar o utilizador deste modelo. Entre as suas mais variadas funções está o facto de estar sempre conectado, o que permite atualizações sempre que necessário, seja deste sistema ou mesmo do XC40, deixando-o sempre com as mais recentes soluções desenvolvidas pela marca. A data de lançamento no nosso mercado está agendada apenas para 2021, sendo que há alguns mercados europeus que o vão receber ainda durante o próximo ano.

Depois da apresentação do XC40 P8, no entanto, a Volvo mostrou-nos o quão está determinada em contribuir para um mundo com menos emissões poluentes, salientando que já conta com uma gama totalmente eletrificada, com uma ampla escolha de versões híbridas, mas também que vai fazer chegar esta nova forma de sustentabilidade às suas fábricas e até aos seus parceiros de negócios.

Além disso, a marca nórdica também nos apresentou uma nova ideia destinada a motivar os condutores dos seus automóveis híbridos a conduzir cada vez mais no modo totalmente elétrico, dispensando o motor de combustão sempre que possível. Para isso, criou uma aplicação que vai medir justamente a quantidade de tempo que cada um destes condutores vai passar em modo elétrico, com o objetivo de os premiar monetariamente depois de um ano desta análise. Esta aplicação e este processo, está disponível a partir de agora para qualquer novo cliente de um automóvel híbrido da Volvo.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas