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Conselhos para conduzir à chuva

Com o inverno à porta, importa ter em atenção algumas recomendações para conduzir à chuva com segurança e evitar acidentes.

Mesmo com pneus novos e em bom estado, os condutores deve sempre reduzir a velocidade em piso molhado de forma a diminuir o risco de aquaplaning. Se entrar em aquaplaning, os condutores devem retirar imediatamente o pé do acelerador e diminuir a velocidade – sobretudo evitar virar o volante e travar.

 

Contudo se existir a ameaça de um acidente, devem iniciar a travagem de emergência – na maioria dos casos os pneus traseiros mantêm aderência suficiente para abrandar o veículo. Logo que possível deve retomar-se a circulação a uma velocidade reduzida.

Sempre que a profundidade do piso for inferior a 3mm proceder à sua substituição com a maior brevidade. Os pneus são o único ponto de contacto do veículo com o solo e como tal desempenham um papel fundamental na segurança rodoviária.

Os pneus novos podem dispersar até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h, mas com os valores mínimos permitidos por lei no que se refere à profundidade do piso (1,6 mm) a capacidade de dispersão de água diminui em cerca de 50%.

Medições elaboradas pela Continental, mostraram que com uma profundidade do piso de cerca de 3mm, os pneus retêm até 80% da sua capacidade de dispersão de água. Para determinar estes resultados, o fabricante de pneus desenvolveu uma série de testes com diferentes pneus. Os testes mostraram que à medida que a profundidade do piso do pneu diminuiu, os modelos perdem capacidade de dispersar volumes elevados de água. Quando os pneus atingem o limite dos 3mm, os condutores devem trocar de equipamento.

Para ajudar a determinar a profundidade do piso, os fabricantes como a Continental e a Uniroyal instalaram indicadores de desgaste entre as ranhuras do piso.

Se o piso circundante se desgastou até ao nível dos indicadores, está na hora de substituir os pneus para garantir a segurança da circulação de todos os condutores. Os indicadores podem ser encontrados alinhados com o símbolo de uma gota de águia na parede lateral dos pneus.

 

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