Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Futuro elétrico da Lexus chama-se LF-30 Concept

A Lexus revelou esta quarta-feira no Salão de Tóquio a sua visão da próxima geração de veículos elétricos da Lexus: o Lexus LF-30 Electrified Concept.

O concept eletrificado LF-30 personifica a visão ‘Lexus Electrified’ que é visível no exterior, por um design avançado que se espera de um BEV com silhueta artística que resulta num formato futurista. Já o interior integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma assertiva, sem perder a distinção característica da Lexus.

O desempenho está enraizado nos componentes do Lexus Electrified, acrescentando a mais recente tecnologia Lexus à liderança da marca no desenvolvimento de sistemas HEV.

A precisão do controlo do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais. Paralelamente, o LF-30 Electrified emprega inúmeras tecnologias avançadas, com o olhar em 2030 – um novo cockpit baseado numa filosofia de design centrada no ser humano e no sistema de direção eletrónico (steer-by-wire).

O LF-30 é alimentado por dois motores elétricos instalados nas rodas e uma bateria de 110 kw/h que permite uma autonomia de 500 km e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

O formato deste protótipo da Lexus destina-se a expressar visualmente a energia criada pelas rodas colocadas nos cantos da carroçaria que fluem em direção ao habitáculo e passam pelo condutor, fluindo diretamente para a estrada.

Inspirado num formato de um veículo sem capot, possível por ser um BEV, a grelha fusiforme da Lexus foi desenvolvida para abranger todo o veículo. Os vidros, estendem-se continuamente da frente para a retaguarda, os pára-lamas e os faróis em forma de asa criam os contornos da icónica grelha frontal da Lexus.

A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada livremente, podendo ser utilizada para amplas vistas da paisagem circundante e um alto nível de privacidade à noite ou noutras situações. Já a zona frontal do veículo e os padrões de luminescência, permitem identificar do exterior se o veículo está a ser conduzido no modo normal ou no modo de condução autónoma.

A cor exterior ‘céu voltaico’ emprega um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal para atingir um toque único de azul esverdeado.

Como indicação da imagem futura de um cockpit assente no novo conceito ‘Tazuna’, o LF-30 Electrified emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via realidade aumentada.

Esta visão do futuro Lexus elétrico apresenta ainda um teto de vidro acima dos bancos traseiros que possui controlo por voz designado “SkyGate” que é controlado por gestos, que usa a realidade aumentada para exibir diferentes tipos de informação, como uma projeção realista de um céu repleto de estrelas, vídeos favoritos dos utilizadores e até mesmo navegação.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas