Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bugatti Type 57SC Atalante de 1937 procura novo proprietário

Está prestes a entrar no mercado um raríssimo Bugatti Type 57S Atalante, recentemente restaurado pela RM Auto Restoration. O preço não é público, mas tem garantidamente oito algarismos.

Os colecionadores de automóveis mais endinheirados já se encontram garantidamente a enviar mails e a fazer telefonemas, ou simplesmente a dizer a alguém para “tratar disso”. Um do 17 Bugatti Type 57S com a carroçaria Atalante está prestes a ser vendido a um qualquer felizardo, algures no planeta.

Esta unidade tem todo o seu histórico documentado, desde que a sua construção ficou completa, no dia 23 Julho de 1937. Tem o chassis nº 57551 e o motor com o nº 30S e a carroçaria está pintada em negro. A configuração de faróis mais baixos, arrumados entre os para-lamas e a característica grelha dianteira da Bugatti é a mesma que foi apresentada com o show-car do Salão de Paris de 1937, sendo um dos modelos de Molsheim mais apaixonantes de sempre.

O seu primeiro proprietário foi um empresário de Estrasburgo, sendo que este modelo conheceu outras garagens e algumas modificações até aos anos 60. Nesta altura, em que era propriedade de William F. Harrah, um empresário americano e fundador do Harrah’s Hotel and Casinos, recebeu um restauro completo, com a alteração de alguns componentes que o deixaram mais potente, com um novo bloco para o motor e a caixa de velocidades correta com o nº 357.

Estas alterações fizeram com que a sua especificação passasse para o mais desejado Type 57SC (surbaissé chassis), que além de deixar a carroçaria numa posição mais baixa, também contava com um motor sobrealimentado. Além dos componentes mecânicos, este modelo viu ainda alguns elementos da carroçaria a regressar ao seu formato original, tal como as janelas traseiras da carroçaria e a eliminação de alguns cromados extra que foram adicionados em França no final dos anos 40.

Assim que este restauro ficou completo, em 1976, este Bugatti Type 57 SC Atalante conquistou o galardão Best of Show, no 26º Pebble Beach Concours d’Elegance. Desde essa altura até ao presente, mudou duas vezes de proprietário, sendo que o restauro de Harrah foi mantido da melhor forma possível até 2013, altura em que entrou na RM Auto Restoration para um novo restauro, com o objetivo de o deixar preparo para os standards dos concursos de elegância atuais. Devido a isso, já conquistou títulos como o Best in Class em Pebble Beach e o Besto f Show em eventos como o Concours d’Elegance of America, mas também no Keeneland Concours em 2015.

Este Bugatti Type 57SC Atalante é um dos Bugatti de estrada mais desejados de todos os tempos, especialmente nesta configuração de chassis mais baixo e com uma das carroçarias mais elegantes de todos os tempos com a assinatura de Jean Bugatti. É um dos quatro modelos construídos com esta especificação, fazendo com que seja também uma peça de coleção incrível para quem o conseguir trazer para a sua garagem.

A venda faz parte da lista de vendas privadas da RM Sotheby’s e as fabulosas imagens que pode ver nesta galeria que aqui lhe mostramos são da autoria de Darin Schnabel da RM Auctions.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...