Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bugatti Type 57SC Atalante de 1937 procura novo proprietário

Está prestes a entrar no mercado um raríssimo Bugatti Type 57S Atalante, recentemente restaurado pela RM Auto Restoration. O preço não é público, mas tem garantidamente oito algarismos.

Os colecionadores de automóveis mais endinheirados já se encontram garantidamente a enviar mails e a fazer telefonemas, ou simplesmente a dizer a alguém para “tratar disso”. Um do 17 Bugatti Type 57S com a carroçaria Atalante está prestes a ser vendido a um qualquer felizardo, algures no planeta.

Esta unidade tem todo o seu histórico documentado, desde que a sua construção ficou completa, no dia 23 Julho de 1937. Tem o chassis nº 57551 e o motor com o nº 30S e a carroçaria está pintada em negro. A configuração de faróis mais baixos, arrumados entre os para-lamas e a característica grelha dianteira da Bugatti é a mesma que foi apresentada com o show-car do Salão de Paris de 1937, sendo um dos modelos de Molsheim mais apaixonantes de sempre.

O seu primeiro proprietário foi um empresário de Estrasburgo, sendo que este modelo conheceu outras garagens e algumas modificações até aos anos 60. Nesta altura, em que era propriedade de William F. Harrah, um empresário americano e fundador do Harrah’s Hotel and Casinos, recebeu um restauro completo, com a alteração de alguns componentes que o deixaram mais potente, com um novo bloco para o motor e a caixa de velocidades correta com o nº 357.

Estas alterações fizeram com que a sua especificação passasse para o mais desejado Type 57SC (surbaissé chassis), que além de deixar a carroçaria numa posição mais baixa, também contava com um motor sobrealimentado. Além dos componentes mecânicos, este modelo viu ainda alguns elementos da carroçaria a regressar ao seu formato original, tal como as janelas traseiras da carroçaria e a eliminação de alguns cromados extra que foram adicionados em França no final dos anos 40.

Assim que este restauro ficou completo, em 1976, este Bugatti Type 57 SC Atalante conquistou o galardão Best of Show, no 26º Pebble Beach Concours d’Elegance. Desde essa altura até ao presente, mudou duas vezes de proprietário, sendo que o restauro de Harrah foi mantido da melhor forma possível até 2013, altura em que entrou na RM Auto Restoration para um novo restauro, com o objetivo de o deixar preparo para os standards dos concursos de elegância atuais. Devido a isso, já conquistou títulos como o Best in Class em Pebble Beach e o Besto f Show em eventos como o Concours d’Elegance of America, mas também no Keeneland Concours em 2015.

Este Bugatti Type 57SC Atalante é um dos Bugatti de estrada mais desejados de todos os tempos, especialmente nesta configuração de chassis mais baixo e com uma das carroçarias mais elegantes de todos os tempos com a assinatura de Jean Bugatti. É um dos quatro modelos construídos com esta especificação, fazendo com que seja também uma peça de coleção incrível para quem o conseguir trazer para a sua garagem.

A venda faz parte da lista de vendas privadas da RM Sotheby’s e as fabulosas imagens que pode ver nesta galeria que aqui lhe mostramos são da autoria de Darin Schnabel da RM Auctions.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players