Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen testa computador quântico em Lisboa

A Volkswagen vai testar em Lisboa um projeto piloto para melhorar o trajeto de autocarro a partir de computadores quânticos.

Nove autocarros MAN da Carris foram equipados com um sistema de tráfego que utiliza o computador quântico D-Wave para calcular a rota mais rápida em cada um dos trajetos pelos quais passam, de modo a fugir ao trânsito.

Para o projeto, foram selecionadas e conectadas 26 paragens de autocarro, sendo que o teste decorrerá durante a WebSummit que se realiza entre os dias 4 e 8 de novembro.

Segundo a empresa, o sistema ajuda a reduzir significativamente o tempo de viagem, mesmo em hora de ponta. Para os especialistas da Volkswagen, esse desenvolvimento pode ter um efeito positivo adicional: como os autocarros passam por rotas otimizadas individualmente, calculadas para garantir que nunca causem congestionamentos, o tráfego em geral pode sair beneficiado.

A ideia é que as operadoras de autocarros adicionem links temporários aos serviços programados para poderem passar pelas paragens de autocarro com o maior número de passageiros – uma abordagem benéfica para grandes eventos na cidade, por exemplo.

“A administração inteligente do tráfego com base nos recursos de desempenho de um computador quântico pode fornecer suporte eficaz para cidades e passageiros”, afirmou o CIO do Grupo Volkswagen, Martin Hofmann.

“O projeto piloto da Volkswagen é um dos primeiros que conhecemos a fazer uso de um computador quântico”, completou o CEO da D-Wave, Vern Brownell.

A Volkswagen pretende estender o sistema a qualquer cidade e a frotas de qualquer tamanho, estando em fase piloto projetos semelhantes para cidades na Alemanha e noutros países europeus.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Acabaram o doutoramento e o futuro reserva-lhes um salário de 1201 ou de 3192 euros
Marketeer
Nesta cozinha há Lisboa e novos petiscos para partilhar