Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Autoestradas: Preços não devem aumentar em 2020

Os preços das portagens das autoestradas deverão manter-se, de acordo com os dados da inflação de outubro que servem de referência para a definição das novas taxas.

A estimativa rápida do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostra que o valor (excluindo habitação) é de -0,10% o que deverá resultar numa estabilização dos preços das portagens no próximo ano.

Esta estabilização dos preços das portagens para 2020 segue-se a quatro anos consecutivos de subidas – em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016 – mas tem ainda que ser confirmada no dia 13 de novembro, quando o INE publicar os dados definitivos do IPC relativos a outubro.

Recorde-se que a legislação obriga a que os concessionários rodoviários tenham que entregar ao Estado, até ao dia 15 de novembro, uma proposta de revisão dos preços das portagens – uma proposta que segue um coeficiente de atualização indexado ao IPC, embora no caso de inflação negativa, como é agora o caso, a descida de preços não esteja contemplada (tal como em 2015).

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now