Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Audi Q3 Sportback: Emoções a partir dos 51.600€

O primeiro crossover compacto da marca de Ingolstadt chega a Portugal com a oferta repartida entre dois níveis de equipamentos – Base e S line – dois motores 2.0 TDI com potências de 150 e 190 CV e com preço a partir de 51.600 Euros.

O Audi Q3 Sportback apresenta-se em território nacional com uma grelha frontal singleframe com design octogonal, entradas de ar trapezoidais e proteções da carroçaria em preto, vincando a sua presença desportiva. As suas formas musculadas chamam imediatamente à atenção e conferem-lhe uma grande personalidade. Oito barras verticais dividem a grelha do radiador com a sua estrutura impressionante e refletem o caráter deste SUV.

Os faróis são finos e prolongam-se para a zona de dentro em forma de cunha. A Audi oferece três versões, todas com tecnologia LED. O Audi Q3 Sportback está equipado, de série, com faróis em LED. Opcionalmente, pode ter faróis HD Matrix LED com iluminação dinâmica e luzes intermitentes dinâmicas.

Esta inovadora tecnologia da Audi oferece uma iluminação inteligente através de luzes LED que se iluminam de forma independente. Além disso, em função da situação do tráfego, reduz-se a intensidade da iluminação para não encandear os restantes condutores, mantendo sempre uma boa visibilidade na estrada, garantindo assim a máxima segurança.

Orientado para o condutor e desportivo: as linhas interiores com elementos de estilo tridimensional dão continuidade ao design do exterior e em muitos aspetos, o novo Audi Q3 Sportback replica modelos da marca inseridos em segmentos superiores. A arquitetura harmoniza-se perfeitamente com o novo conceito operacional.

O seu elemento central é o ecrã MMI touch com um visual de vidro preto de alto brilho. Juntamente com os controlos de ar condicionado posicionados em baixo, o MMI tem uma inclinação de 10 graus orientado em direção ao condutor. Todos os displays, botões e controlos estão localizados de uma forma ergonómica. Os bancos confortáveis proporcionam uma posição desportiva e o volante está acentuadamente inclinado.

No Q3 Sportback há que destacar a chegada do sistema “Car-to-X” que permite saber, por exemplo, quando os semáforos vão fechar e a integração do sistema de controlo de voz da Amazon conhecido como Alexa. Como uma opção, o condutor pode escolher o Audi virtual cockpit plus com três diferentes modos de visualização e um ecrã de 12,3 polegadas, que pode usar mapas do Google Earth (em opção) e aceitar comandos de voz.

O Sistema de Som Premium Bang & Olufsen com som 3D garante uma experiência distinta, através de um algoritmo desenvolvido especificamente para o novo Audi Q3 Sportback com o apoio do Instituto Fraunhofer, e conta com quatro colunas adicionais colocadas no painel de instrumentos e duas colocadas no pilar D. E se quiser uma experiência 3D verdadeiramente audível, nada como elevar até aos 680 watts o total das 15 saídas de som do SUV.

O Audi Q3 Sportback impressiona não só pelo amplo espaço interior que oferece, mas também pelas opções que disponibiliza para carga e arrumação de bagagem. O banco traseiro, com espaço para três passageiros, pode ser regulado longitudinalmente e tem sete posições para a inclinação das costas com um rebatimento do banco na proporção 40:20:40. O volume da bagageira varia entre os 530 e os 1.400 litros. A porta elétrica, opcional, permite um acesso sem esforço ao compartimento de bagagem.

Manobrável na cidade, ágil em autoestrada e equilibrado e estável em estrada com zonas sinuosas: a suspensão do Audi Q3 Sportback oferece uma amplitude de soluções para qualquer situação. O caráter desportivo do modelo foi mantido, ultrapassando o novo SUV coupé estradas de muito mau piso com facilidade – graças também à sua distância entre eixos.

Como opção, o condutor pode variar as características do Audi Q3 Sportback dependendo da situação de condução, condições da estrada ou de uma definição personalizada através do sistema dinâmico Audi drive select. As jantes podem ir das 17 até às 20 polegadas, estas últimas provenientes da Audi Sport GmbH, envolvidas por generosos pneus 255/40.

Motorizações

O Audi Q3 Sportback possui de série, tecnologia que melhora a dinâmica na estrada. A suspensão desportiva proporciona uma excelente tração. A direção progressiva dá resposta imediata e precisa às condições de condução, por exemplo ao curvar ou em estradas sinuosas ou com piso irregular.

O Audi drive select permite alterar as características do veículo, disponibilizando seis modos de condução diferentes para definir uma condução confortável, eficiente ou dinâmica. O sistema influencia a resposta do acelerador, as características da direção e a mudança de relação do sistema S tronic, bem como a direção progressiva de série ou a suspensão opcional com controlo de amortecimento. Poderá também optar-se pela suspensão desportiva.

Numa primeira fase o Q3 Sportback vai disponibilizar o motor 2.0 TDI de 150 cv (110 kW) com tração dianteira ou sistema quattro e o 2.0 TDI com 190 cv (140 kW), sempre combinados com a transmissão S tronic.

Dinamicamente, o Audi Q3 Sportback recorre a um sistema McPherson na dianteira e um sistema com quatro braços na traseira. A suspensão pode ser adaptativa, com seis modos à escolha no Audi drive select — Auto, Comfort, Dynamic, Off-Road, Efficiency e Individual. Pode também receber uma suspensão desportiva — de série na linha S Line.

Sistemas de assistência

O Audi Q3 Sportback também está no topo da sua categoria quando se trata de sistemas de assistência, podendo superar facilmente e com a máxima segurança os desafios do tráfego urbano. Exemplo disso são as 4 câmaras de 360⁰, opcionais, que permitem uma visualização total ao redor do Audi Q3 Sportback. O ecrã MMI permite optar por visualizações diferentes, de forma a efetuar as manobras de forma segura e confortável.

Outra opção interessante é o adaptive drive assist, que está disponível opcionalmente em combinação com a transmissão S tronic. Incorpora as funções de assistente de velocidade adaptativo, assistente para engarrafamentos e o active lane assist. Desta forma, auxilia o condutor com controlo longitudinal e lateral – aumentando substancialmente o conforto, em particular, em longas viagens.

O Audi Q3 Sportback oferece de série o sistema pre sense à frente. É capaz de detetar peões, ciclistas e outros veículos em situações críticas, através de radar, avisando o condutor com alertas visuais, audíveis e hápticos, podendo iniciar até travagem de emergência. A especificação de série também inclui o assistente de mudança de faixa, aviso de mudança da faixa e o Audi pre sense basic que inicia medidas preventivas de prevenção dos ocupantes como o tensionamento dos cintos de segurança e o fecho das janelas abertas quando confrontado com uma condução instável.

O Audi Q3 Sportback facilita as manobras graças a funções como o park assist, disponível como opção. Com este sistema o Q3 pode entrar e sair de um lugar de forma (quase) automática — o condutor tem de acelerar, travar e engrenar a velocidade certa. Se o condutor quiser fazer marcha-atrás num lugar de estacionamento paralelo, o cross traffic assist é ativado. O sistema vem equipado com dois sensores de radar e alerta o condutor em situações críticas.

Equipamentos

O conceito do Q3 Sportback nas diferentes linhas de equipamento, permite a personalização do interior de acordo com o gosto pessoal de cada cliente. Por exemplo, o pacote interior design selection, opcional inclui bancos desportivos dianteiros, o pacote de luz ambiente e inserções decorativas de elevada qualidade. O pacote S line interior inclui bancos desportivos com logótipo S, volante multifunções em couro com design de três braços e alavanca seletora em couro perfurado, além de pedais e apoio para os pés em aço inoxidável.

Também de série, são a direção progressiva de assistência variável, os modos de condução Audi drive select (com modos para maior economia e condução dinâmica), além de suspensão desportiva para comportamento a condizer com a imagem (que pode ser escolhida sem custo como alternativa à suspensão de base). Igualmente de série, surge painel de instrumentos digital, mas o virtual cockpit com grafismos múltiplos configuráveis é uma das opções. O sistema MMI Touch com feedback acústico e háptico está presente para o controlo multimédia, recebendo ainda a assistente virtual Alexa da Amazon e conexão ao sistema operativo Apple CarPlay.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Sharing my Change: Soft skills, Strong changes
Marketeer
Algarve quer entrar em 2020 na companhia de turistas andaluzes