Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mobilidade: Câmara de Lisboa quer carros a partilhar dados

A Câmara Municipal de Lisboa defende que os novos veículos poderiam recolher dados quando estão a ser estacionados e enviar esses dados para a autarquia analisar – para melhorar a gestão do parqueamento e da mobilidade urbana.

A tese foi defendida por Vasco Móra, assessor do vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) durante um painel do Dia da Inovação organizado, em Palmela, pela Volkswagen Autoeuropa.

O responsável defende que a partilha de dados recolhidos pelos automóveis equipados com as mais recentes tecnologias seria um “importante contributo” para ajudar a melhorar a gestão da mobilidade urbana, considerando ainda que, em termos de estacionamento, os portugueses são preguiçosos:  “Muitos de nós considera que quando estacionamos a mais de 50 metros de casa já estacionámos longe”.

Vasco Móra considera também que as aplicações ligadas à mobilidade, nomeadamente as que recomendam um determinado meio de transporte para uma deslocação, têm “falhas”: “Por exemplo, o tempo de viagem de carro pode ser inferior ao de transporte público ou de outra forma de mobilidade, como as bicicletas partilhadas, mas quando chegamos ao destino temos de encontrar lugar para estacionar. Por vezes gastamos tanto tempo nisso como na viagem num autocarro”, sublinhou, citado pelo Jornal de Negócios (conteúdo pago).

Menos carros, mais transportes

Se em 2017, 48% das viagens realizadas diariamente em Lisboa eram feitas em automóveis particulares, para 2030 o objetivo da Câmara Municipal de Lisboa é para que esse número desça para os 34%.

“O que corresponde a migrar 150 mil pessoas para outros meios de transporte. Mas isso só se consegue conjugando os vários meios de mobilidade disponíveis. Só os transportes públicos têm capacidade para absorver em massa este fluxo, embora as bicicletas, as trotinetes e o “carsharing” tenham um contributo a dar”, concluiu o assessor do vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players