Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Oficial: Próxima Gigafactory da Tesla é em Berlim

O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou esta terça-feira que a quarta Gigafactory da Tesla – a primeira na Europa – será construída nos arredores de Berlim, na Alemanha. E conta estar operacional até 2021.

O anúncio chega quando a Tesla está a terminar a construção da terceira Gigafactory fora de Xangai, na China, e apenas alguns dias depois de o Estado de Nova Iorque avançar com o valor da segunda Gigafactory da empresa, numa instalação reaproveitada da SolarCity em Buffalo, em mais de 800 milhões de dólares.

“Berlim é ótima”, disse Musk, depois de receber o prémio Golden Steering Wheel da publicação alemã Auto Bild. “Eu amo Berlim”. Musk passou os últimos anos a provocar que a Tesla construísse uma quarta Gigafactory na Europa, e o domínio da Alemanha na indústria automóvel tornou-a num local provável de desembarque. Ao todo, quer construir até 10 ou 12 em todo o mundo.

Numa apresentação de resultados recente, a Tesla dava a conhecer que a Gigafactory europeia provavelmente estará operacional até 2021. A empresa prevê que será semelhante às instalações de Xangai, uma vez que produzirá os Model 3 e Model Y.

De notar ainda que a primeira Gigafactory da Tesla foi inaugurada em 2016 (mas ainda está em construção) nos arredores de Reno, Nevada (EUA). A mesma que é o foco de uma investigação jornalística divulgada esta semana pela USA Today, que descobriu que a enorme instalação esgotou os recursos locais e trouxe uma “série de complicações para a região”.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players