Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tarifas sobre carros europeus nos Estados Unidos. Sim ou não?

A Casa Branca tem até esta quarta-feira para decidir se aplica, ou não, a tarifa aduaneira de 20% à importação de carros e componentes automóveis oriundos da União Europeia.

Por: Rita Rebelo

A Casa Branca tem até esta quarta-feira para decidir se aplica a tarifa aduaneira de 20% à importação de carros e componentes automóveis oriundos da União Europeia ou se volta a adiar essa imposição por mais seis meses. Esperava-se que o presidente dos EUA desse algum sinal no discurso de ontem, mas tal não se verificou. Sobre as trocas comerciais com o bloco europeu, Donald Trump limitou-se a classificar as barreiras ao comércio impostas pela União como “terríveis e de muitas formas piores do que as impostas pela China”.

Entretanto, a Fox Business noticiou que Robert Lighthizer, o representante norte-americano para o Comércio, entrega hoje à Casa Branca um relatório que deixa nas mãos de Trump a possibilidade de “atingir países específicos” com a referida taxa sobre veículos automóveis da UE e respetivos componentes. Contudo, antes o Politico já havia avançado que o cenário mais provável passa por um novo adiamento de seis meses.

Se esta nova taxa aduaneira entrar em vigor, os consumidores americanos poderão enfrentar uma considerável subida de preço nos automóveis novos, mas também em todos os componentes relacionados com estes modelos. Além disso, e tendo em conta a dimensão do mercado automóvel americano, esta medida também poderá significar que a produção de algumas unidades fabris tenha de sofrer alguns ajustes.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players