Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90

Alguns forneceram soluções sem precedentes, outros foram sinónimo de renascimento de marcas que viviam de um passado melhor. São também os anos do primeiro monovolume e do primeiro SUV, representantes de novos modos de vida.

Néons, descapotáveis, ombreiras e máquinas de fumaça. A década de oitenta foi muito mais que isso: o reaganismo, o terror nuclear, um panorama económico instável e a queda do muro de Berlim marcaram uma época que ainda lembramos acima de tudo pela sua diversão. Com a década de 90, veio a globalização, uma incipiente consciência climática e uma nova era de expansão tecnológica que culminaria na popularização da Internet, o maior fenómeno social e cultural das últimas décadas.

Todas essas mudanças também podem ser lidas nas linhas, tamanhos e formatos dos carros que triunfaram durante esses anos. Dos comedidos urbanos que surgiram no início dos anos 80 até aos ângulos desportivos e à obsessão aerodinâmica, passando pela expansão nipónica e a chegada dos primeiros SUV à cidade.

Segue uma lista formada por alguns dos melhores design da época, seja pela influência que teve no mercado, pela sua capacidade de inovação ou simplesmente pela beleza desarmante…

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players