Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Zoe com interior exclusivo desenvolvido pela Renault

A Renault utilizou no novo Zoe um inovador e patenteado produto têxtil, feito a partir de cintos de segurança, de desperdícios têxteis e da reciclagem de garrafas de plástico.

Comprometido com a estratégia de integração crescente de materiais reciclados nos seus automóveis, o Grupo Renault iniciou, em 2015, um projeto chamado “àfiler” (“fiar”), em parceria com a Filatures du Parc e a Adient Fabrics, um reputado fornecedor de bancos para automóveis, para desenvolver e fabricar um produto têxtil distinto e inovador, feito exclusivamente de materiais reciclados.

Graças ao tradicional know-how no fio cardado e às inovações desenvolvidas em conjunto, este produto têxtil – feito de cintos de segurança, desperdícios têxteis da indústria automóvel e fibras de poliéster resultantes da reciclagem de garrafas de plástico (PET) – reveste o interior de algumas versões do novo Renault Zoe.

O tecido, que cobre uma área total de 8 m², é utilizado nas capas dos bancos, nos revestimentos do tablier, nos punhos da alavanca da caixa e no interior das portas, cumprindo os elevados padrões exigidos em termos de conforto, limpeza, resistência aos raios UV e durabilidade.

O fornecimento e o fabrico, num ciclo mais curto, deste fio cardado reciclado – sem transformações químicas ou térmicas – reduz as emissões associadas de CO2 em mais de 60%.

Além das fibras recicladas, o Grupo Renault está a implementar muitos outros ciclos curtos e mais fechados para materiais como o cobre, plástico, platinoides e metais ferrosos ou não ferrosos.

O novo Zoe também incorpora 17,5 kg de plásticos reciclados, alguns dos quais são utilizados, pela primeira vez na gama, em partes visíveis do habitáculo, por exemplo, em vários elementos na zona inferior do habitáculo, que são produzidos em polipropileno.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Filtro 3D permite experimentar maquilhagem Dior