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Dieselgate: Lesados com indemnizações em risco

Centenas de milhares de condutores alemães a quem foram vendidos automóveis Volkswagen (VW) equipados com um sistema fraudulento de manipulação de emissões podem não vir a receber indemnizações.

Em causa estará o excesso de burocracia na Alemanha que ameaça travar o grande processo judicial que arrancou no passado mês de setembro, indica o Financial Times (FT).

Este processo, que é liderado pela Associação Alemã de Organizações de Consumidores, é a primeira acção judicial coletiva organizada na Europa, envolvendo 463 mil pessoas – mais de 100 mil colocaram processos individuais. Contas feitas, estima-se que cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo tenham sido afetados, oito milhões só na Europa e 125 mil em Portugal.

Em outubro de 2016, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (Deco) avançou com uma acção coletiva contra a VW Portugal e outras empresas do grupo. A Deco juntou-se às suas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica para exigir à nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que tome medidas para que os consumidores sejam compensados pela marca alemã, tal como já aconteceu nos Estados Unidos.

O Tribunal Federal de Justiça alemã tem nas mãos meio milhão de reclamações de consumidores que viram os seus carros desvalorizar após o chamado caso Dieselgate e que, por isso, exigem indemnizações. A segunda audiência realizou-se a 18 de novembro, mas o processo poderá durar até quatro anos.

De acordo com o FT, a Volkswagen terá sido encorajada a chegar a acordo com os queixosos até 31 de dezembro.

O caso das emissões que, recorde-se, estalou em setembro de 2015 após investigações nos Estados Unidos, já custou mais de 30 mil milhões de euros à VW e levou à demissão do presidente do grupo, Herbert Diess.

por Ana Rita Rebelo

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