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SEAT 600 volta a calçar os Michelin MX

Com quase 800.000 unidades fabricadas entre 1957 e 1973, o SEAT 600 tornou-se num ícone da sociedade espanhola durante a segunda metade do século XX.

Este modelo, integralmente produzido na fábrica da SEAT em Barcelona, deu o impulso definitivo à motorização de Espanha, chegando a representar mais de um terço do seu parque automóvel.

A sua procura, e posterior popularidade, levou com que o pequeno citadino da SEAT se tornasse num ícone automobilístico de que, atualmente, ainda perduram umas 10.000 unidades em circulação, bem mantidas pelos seus proprietários. Considerado como um dos veículos clássicos mais apreciados pelos colecionadores, volta agora a contar com os eu melhor aliado da época: o Michelin MX.

Um dos pneus mais emblemáticos do SEAT 600 regressa à produção pela mão da Michelin, após ter sido recuperado o seu fabrico para oferecer a melhor solução técnica aos proprietários do simpático modelo.

Desde que os fabricantes de pneus deixaram de comercializar a medida 145 R 12, em meados da década de 1990, as soluções disponibilizadas aos utilizadores para equipar o SEAT 600 eram cada vez mais difíceis de encontrar, por não existir no mercado nenhum pneu radial equivalente à medida original 5.20-12. Muitos proprietários recorriam à medida 145/80 R 12, com a correspondente dificuldade em superar as inspeções da ITV ao volante do clássico, por não ser esta última uma solução legal para o SEAT 600.

De facto, enquanto que a medida 145 R 12 é equivalente à original, por ser a diferença de diâmetro entre ambos os pneus inferior a 3%, não sucede o mesmo no caso da medida 145/80 R 12, que não é válida para efeitos da inspeção técnica de veículos, ao implicar uma diferença de diâmetro de 3.8%. Por isso, a única solução legal disponível durante os últimos 30 anos tem sido equipar o modelo com o pneu original 5.20-12, opção onerosa e difícil de conseguir.

A partir de agora, com o regresso do Michelin MX 145 R 12, que se torna no único pneu radial do mercado equivalente ao original 5.20-12, ficam resolvidos estes inconvenientes, com um pneu que, além do seu valor histórico, proporciona grandes vantagens técnicas para os utilizadores do SEAT 600. O Michelin MX oferece uma aderência superior, assim como uma substancial melhoria da capacidade de travagem e da estabilidade direcional. Assegura, ainda, uma superior quilometragem e uma resistência à deformação por estacionamento prolongado ou reduzida utilização –situação habitual entre os veículos clássicos– superior à de qualquer outro pneu.

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