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Ford testa realidade virtual para aumentar empatia dos motoristas

Os motoristas da Hermes vêem a estrada do ponto de vista dos ciclistas através da experiência de Realidade Virtual “WheelSwap”.

Vários profissionais de entregas tiveram a oportunidade de participar numa experiência de realidade virtual, a qual permitiu aos utilizadores observar o mundo do ponto de vista de um ciclista ou de um motorista, num espaço virtual.

O objetivo da premiada experiência de realidade virtual “WheelSwap” – parte da campanha “Share The Road” da Ford – é simples: incentivar as pessoas a fazer pequenas mudanças na forma como conduzem ou pedalam, para que todos fiquem um pouco mais seguros na estrada.

Mais de 35 motoristas da Hermes, empresa de entregas ao consumidor, participaram na formação, realizada num dos seus armazéns em Londres. A Hermes entrega 390 milhões de encomendas por ano e emprega milhares de motoristas, distribuídos por toda a sua rede.

O exercício revelou-se uma oportunidade útil para que os condutores pudessem ver a estrada de uma perspectiva diferente, com 88% deles a concordar que esta experiência os encorajaria a alterar o seu comportamento na estrada.

Campanha “Share The Road”

Há mais pessoas nas estradas do que nunca, registando-se um crescendo de ciclistas, pelo que é importante incentivar um espírito de compreensão e respeito mútuo entre todos os seus utilizadores, independentemente se circulam sobre duas ou quatro rodas. A campanha “Share The Road” da Ford da Europa tem como objetivo melhorar a segurança rodoviária para todos.

O crescimento do comércio eletrónico deverá continuar e os distribuidores, incluindo bicicletas e furgões, são cada vez mais essenciais para fazer chegar as mercadorias aos clientes.

De acordo com um relatório do Centro de Economia e Pesquisa Empresarial, intitulado “Economics of Commercial Van Usage Across Europe”, o número de furgões nas estradas de França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Turquia e Reino Unido aumentou mais de 10% entre 2013 e 2018, passando de 23.250.000 para 25.690.000 de viaturas. Grande parte desse crescimento registou-se na Turquia (31%), Alemanha (24%) e Reino Unido (20%).

A plataforma “WheelSwap” foi desenvolvida pela Ford em parceria com a agência londrina Happy Finish. Provou ser uma ferramenta eficaz na construção de empatia, com 91% dos 1.200 participantes iniciais a demonstrar intenção de alterar o seu comportamento ao volante, depois desta experiência de RV, e 70% maior empatia com outros condutores de furgões e com ciclistas. 60% dos condutores e ciclistas participantes alteraram os seus hábitos na estrada no prazo de duas semanas após este evento.

A “WheelSwap” já conquistou 6 prémios, incluindo distinções da SABRE e do European Excellence Awards.

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