Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

A Tesla que se cuide: Camião elétrico Nikola TRE revelado

Apenas três meses após o anúncio da parceria, a IVECO e a Nikola desvendaram a maquete do Nikola TRE, aquele que será o seu primeiro Battery Electric Vehicle (BEV) para os mercados da Europa.

O novo veículo tem como base o camião pesado IVECO S-WAY, lançado em julho em Madrid, proposta que tem sido extremamente bem recebida por clientes e especialistas da indústria. O Nikola TRE integra a avançada tecnologia de propulsão eléctrica da Nikola e uma nova geração do seu patenteado sistema de infoentretenimento.

A integração do design da Nikola no IVECO S-WAY foi alcançada em conjunto pela Nikola e pela Italdesign, na sede desta última em Moncalieri (Turim). Essa integração surge como uma consequência natural de uma parceria estabelecida entre as empresas que remonta a 2018, e na sequência da produção da primeira maquete do Nikola TRE, desvendado em abril, em Scottsdale, Arizona (EUA), no âmbito do “Nikola World Event”.

O veículo exposto no evento é uma maquete do tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de âmbito regional, tendo uma autonomia máxima de 400 km e uma performance dinâmica igual ou superior à de um modelo equivalente com motor Diesel.

Irá contar com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh, podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação eléctrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1.800 Nm de pico de binário.

O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de 2 e 3 eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuições urbanas e missões municipais.

O Nikola TRE irá integrar com um novo sistema de informação e entretenimento baseado no patenteado sistema operacional da Nikola, integrando funções de infoentretenimento e de navegação, bem como os controlos para a maioria das funções do veículo. Os recursos do sistema abrangem o controlo da climatização, ajuste dos retrovisores e da altura da suspensão, câmara de 360 graus, sistemas de navegação e de áudio Bluetooth, o leque de configurações gerais do veículo e os diagnósticos de gestão do veículo.

O modelo recorre à tecnologia Bluetooth de baixo consumo energético para criar uma ligação segura entre o veículo e o dispositivo móvel do cliente, estabelecendo-se uma verdadeira experiência mãos-livres. Tal permite ainda a utilização de um sistema inteligente de abertura de portas, sem chave, sempre que o condutor se aproxima do veículo. O sistema pode ainda ajustar as configurações, como a altura do banco e a temperatura da climatização, de acordo com as preferências do condutor.

A IVECO, a FPT Industrial e a Nikola adotaram uma abordagem modular no desenvolvimento da sua oferta eléctrica para o mercado europeu, única na indústria. A tecnologia de células de combustível da Nikola será o ponto de partida para o design da bateria elétrica, de modo a que o Nikola TRE (BEV) possa ser convertido para tecnologia fuel cell.

Com esta abordagem, os parceiros assumem uma visão de longo prazo, colocando em destaque ambas as tecnologias, de modo a poderem propor, nos seus catálogos e a curto prazo, Veículos a Baterias Eléctricas (BEV – Battery Electric Vehicles) e Veículos Eléctricos a Células de Combustível (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles).

Esta abordagem permitirá aos parceiros lançar o Nikola TRE no “IAA 2020” e no “Nikola World 2020”, ficando aprazada para 2021 a entrega a clientes das primeiras unidades BEV, enquanto a variante FCEV estará disponível em 2023.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Quantas faltas justificadas pode dar no trabalho?
Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players