Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Adeus 124 Spider…

O Fiat e Abarth 124 Spider vão deixar em definitivo de serem produzidos, confirmou Danilo Coglianese, diretor de comunicação da Fiat & Abarth.

Nos EUA ainda será possível encomendar o roadster de tração traseira durante mais um ano, mas depois de 2020 o modelo também deverá desaparecer do mercado norte-americano.

O Fiat e Abarth 124 Spider partilha a sua base com o Mazda MX-5, com o qual divide também a linha de produção em Hiroshima, no Japão. Além das diferenças estéticas, as principais diferenças são o motor e a caixa manual.

Foi durante o Salão Automóvel de Turim, em 1966, que o público tomou contacto pela primeira vez com o Fiat Fiat 124 Sport Spider – no dia 3 de novembro. Evolução da berlina 124 desenhada por Pininfarina, o novo modelo surgia com um motor de 1.4 litros capazes de debitar 90 cavalos de potência.

A segunda geração foi revelada três anos depois no mesmo Salão de Turim, agora com motor de 1.6 litros e 110 CV. A geração seguinte foi apresentada em 1972 com uma nova motorização de 118 CV mercê um motor de 1.8 litros sob uma nova designação: 2000 Spider.

A partir daqui, a carreira do Fiat 124 Spider faz-se sobretudo nos Estados Unidos já sob o jugo da Pininfarina que o nomeia Spider Azzura até à sua descontinuação em 1985. Dez anos depois, a Fiat decide voltar a produzir o modelo italiano, agora com motor de 1.4 litros e 140 CV.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...