Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar I-Pace ganha 20 km de autonomia com atualização de software

A Jaguar antecipa o Natal e oferece uma atualização grátis de software para o elétrico I-Pace que vai promover uma maior autonomia real de 20 quilómetros.

Os engenheiros da marca utilizaram os resultados técnicos adquiridos no I-Pace eTROPHY para otimizar a gestão da bateria, os sistemas térmicos e de tração às quatro rodas para melhorar a eficácia do conjunto de motores totalmente elétricos.

Em 2018, a Jaguar fez história com a criação do campeonato I-Pace eTROPHY, a primeira competição internacional do mundo para veículos totalmente elétricos baseados nos modelos de produção em série, que reforça o seu compromisso com a competição elétrica e alia experiência técnica para desenvolver novos carros de corrida elétricos como parte do seu objetivo “Race to Innovate”.

Este campeonato submete os SUV totalmente elétricos a conduções extremas de utilização, sendo que, na primeira temporada, a marca adquiriu os conhecimentos essenciais para melhorar a durabilidade e o controlo térmico dos sistemas de gestão da bateria e do binário.

Os engenheiros da Jaguar analisaram mais de 80 milhões de quilómetros de percursos em ambientes reais percorridos em todos os cantos do mundo. Avaliaram exaustivamente todos os dados referentes ao desempenho do veículo para conseguir um rendimento ótimo dos sistemas e maximizar a eficiência.

“As novas atualizações de software otimizam os sistemas de controlo do motor para melhorar a sua eficiência e permitir que os utilizadores do I-Pace viajem até mais longe com apenas um carregamento com um número mínimo de alterações no hardware. Não há dúvidas de que este veículo melhora com o passar dos anos”, afirmou Stephen Boulter, I-Pace Vehicle Engineering Manager.

O I-Pace com tração às quatro rodas é o primeiro veículo com uma bateria totalmente elétrica da Jaguar e oferece uma autonomia de 470 km num único carregamento graças à sua bateria de iões de lítio de 90 kWh (ciclo WLTP).

Ainda que a nova atualização de software não modifique os valores oficiais certificados da autonomia, estas pequenas melhorias obtidas através da análise do eTROPHY vão permitir que os clientes obtenham uma melhoria de 8%, dependendo da utilização, o que equivale a uma eventual autonomia real adicional de 20 km.

As modificações resultantes da competição eTROPHY incluem:

Tração às quatro rodas: As alterações na distribuição do binário entre os motores traseiro e dianteiro vão oferecer uma maior eficiência ao utilizar o modo ECO, uma vez que o sistema oferece tração permanente às quatro rodas.
• Controlo de temperatura: As melhorias no controlo de gestão térmica vão aproveitar de modo mais eficaz o sistema de ventilação ativa do radiador ao fechar mais frequentemente as condutas para potenciar o rendimento aerodinâmico.
• Capacidade da bateria: As atualizações permitem que a bateria funcione num estado de carregamento inferior em comparação com a versão anterior sem afetar a facilidade de condução, durabilidade e rendimento.

As modificações adicionais resultantes da análise de dados em circuitos reais incluem:

• Travagem regenerativa: Os travões do veículo irão receber energia de forma mais eficaz quando a bateria tiver um nível de carregamento alto e a quantidade de recuperação de energia a uma velocidade baixa tenha sido aumentada para maximizar a eficiência e a autonomia.
• Cálculo da autonomia: As mudanças do algoritmo de cálculo da autonomia preditiva irão oferecer um cálculo mais preciso e consistente refletindo mais fielmente o melhor estilo de condução de cada condutor.

Os clientes são incentivados a levar os seus veículos aos concessionários da jaguar para instalar gratuitamente esta atualização do software. Estas alterações importantes incluem também uma melhoria da funcionalidade do software sem fios (SOTA). Depois da instalação do novo software é possível receber atualizações à distância referente a outros módulos eletrónicos, o que garante a atualização permanente e contínua da experiência de condução.

As mais recentes baterias de iões de lítio de 90 kWh do I-Pace oferecem o rendimento de um desportivo que vai dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, juntamente com a funcionalidade de una autonomia máxima de 470 km/h (ciclo WLTP) e uma capacidade de carregamento de 0 a 80 % em 40 minutos (CC de 100 kW). Se o carregamento for feito em casa com um carregador de parede de corrente alterna (7 kW), a mesma capacidade será atingida em apenas 10 horas.

Recorde-se que o SUV de alto rendimento I-Pace é o primeiro modelo da Jaguar totalmente elétrico, estando disponível por um preço a partir de 81.738,18€.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...