Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Primeiro avião comercial 100% elétrico estreou-se no Canadá

Dia 10 de dezembro: o dia em que o primeiro avião comercial totalmente elétrico do mundo levantou voo. Aconteceu em Vancouver, Canadá, e a viagem durou 15 minutos.

“Isto vem provar que a aviação comercial totalmente elétrica pode existir”, afirmou Roei Ganzarski, diretor executivo da empresa de engenharia magniX, citado pelo The Guardian. “O que aconteceu aqui hoje significa o início da era da aviação elétrica”.

O avião elétrico, um hidroavião Beaver DHC-2 De Havilland para seis passageiros com 62 anos desenhado pela empresa australiana magniX em parceria com a Harbour Air (a maior empresa de hidroaviões da América do Norte), foi equipado com um motor elétrico de 750 CV de potência.

Na cadeira do piloto sentou-se Greg McDougall, fundador e presidente da Harbour Air, que transporta cerca de meio milhão de passageiros por ano entre Vancouver, a estância de ski Whistler e as ilhas e comunidades costeiras.

Ganzarski salientou que a tecnologia elétrica permite cortes nos custos e, sobretudo, zero emissões de carbono, e que o objetivo é eletrificar toda a frota. Mas só daqui a dois anos, altura em que deverá conseguir as licenças para voos comerciais (são ainda necessários muitos testes de voo).

Recorde-se que a aviação civil é um dos setores mais poluentes do mundo, mas as novas tecnologias, mais amigas do ambiente, têm tido dificuldade em implementar-se.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Adidas espera crescer à boleia de Beyoncé