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Autocarros movidos a biodiesel avançado já circulam em Lisboa

A Carris e a Prio lançam hoje em Lisboa a primeira carreira de autocarros que consome biodiesel 100% livre de energia fóssil produzido a partir de óleos alimentares usados.

O projeto “Movido a Biodiesel” é uma iniciativa conjunta entre a Carris e a Prio para a promoção da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa. A carreira 702 da Carris é abastecida com um novo combustível especialmente produzido pela Prio a partir de óleos alimentares usados, que reduz em 83% as emissões de gases de efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fosseis.

Este biocombustível (B100) é produzido na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, e está já a ser utilizado por seis autocarros da Carris que asseguram todos os dias o percurso da carreira 702, entre a Serafina e o Marquês de Pombal.

Esta iniciativa insere-se num projeto-piloto que promove a utilização deste tipo de combustível, permitindo reduzir quase integralmente as emissões de dióxido de carbono (CO2 equivalente) sem necessidade de avançar com qualquer alteração aos motores dos veículos. Assim, estes autocarros são os mesmos de sempre, mas circulam agora de forma mais sustentável pelas ruas de Lisboa.

A Carris e a Prio realizaram no último ano, um trabalho conjunto para identificar possíveis impactos no normal funcionamento dos autocarros e monitorizar os consumos de combustível. Os resultados reforçam a viabilidade e pertinência do uso do biodiesel como opção para a transição energética.

“Este projeto permitiu desmistificar a ideia de que os combustíveis produzidos a partir de óleos alimentares usados têm impacto negativo nos veículos. Após vários meses de testes, não identificámos diferenças significativas nos autocarros que têm usado este combustível, quando comparados com veículos similares e utilizados nos mesmos percursos”, afirmou José Roseiro, Diretor de Manutenção de Autocarros da Carris.

“O projeto vem mostrar o comprometimento da Carris na melhoria do desempenho ambiental da mobilidade em Lisboa. A empresa está a fazer um grande esforço de renovação da sua frota, mas naturalmente não se renova uma frota com a dimensão da Carris do dia para a noite. Com este projeto pretendemos atingir dois objetivos: explorar mais uma forma de reduzir os impactos climáticos da operação e usar a grande visibilidade que a empresa tem na cidade de Lisboa para sensibilizar a população para a importância da reciclagem”, acrescentou Tiago Farias, Presidente do Conselho de Administração da Carris.

Esperamos com este projeto poder mostrar a todos os lisboetas e portugueses quão útil é para o país e para o ambiente, a recolha sistemática dos óleos alimentares usados. Esperamos também poder alargar esta solução a mais autocarros da Carris no curto-médio prazo, e replicar este e outros projetos de sustentabilidade avançada na mobilidade com outros clientes nos próximos meses”, afirmou Cristina Correia, Diretora de Inovação da Prio.

Este piloto está a ser desenvolvido em duas fases. A primeira decorreu até julho de 2019 e centrou-se na utilização de seis veículos médios da Carris , da mesma geração, na carreira 702, sendo que três desses veículos utilizaram gasóleo convencional e os outros três B100 produzido a partir de óleos alimentares usados.

Nesta primeira fase observou-se que a utilização deste novo biodiesel avançado não causou problemas adicionais em termos do desempenho dos veículos, tendo-se apenas observado um ligeiro aumento de consumo, já esperado pela equipa de trabalho e considerado pouco significativo.

A segunda fase do piloto é hoje lançada publicamente e estende o uso de biodiesel a toda a carreira, pretendendo também sensibilizar a população para a importância da reciclagem dos óleos alimentares usados.

Para mais informações sobre o projeto, visite o site www.movidoabiodiesel.pt

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