Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Euro NCAP: Novo Golf com 5 estrelas apesar de porta aberta

O novo Volkswagen Golf, que desde 1974 se transformou no hatch mais vendido e de maior sucesso do planeta, obteve a classificação máxima de segurança nos testes do Euro NCAP.

A oitava geração do hatchback alemão recebeu a nota máxima de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, embora tenha sido criticado pelo organismo por causa do teste de impacto lateral que coloca os passageiros traseiros em risco.

De acordo com o Euro NCAP, o novo Volkswagen Golf ficou com a porta traseira aberta depois do impacto no crash-test lateral contra uma barreira deformável. As regras da ONG afirmam que a porta é considerada como aberta quando passa de um ângulo de 45 graus…

“As aberturas das portas em acidentes são penalizadas pelo Euro NCAP desde o início, pois representam um risco crítico para os passageiros. As aberturas de portas são raras hoje em dia, por isso é importante que a Volkswagen se comprometa a encontrar a razão para o sucedido”, afirmou Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.

Apesar da crítica, o protocolo afirma que a penalização é de apenas um ponto na nota total do teste para cada porta aberta. Isso não afetou  a nota final porque o Golf conseguiu nota máxima no crash-test contra o poste. No final das contas, isso reduziu a pontuação total de impacto lateral (barreira + poste) em apenas 0,5 pontos.

No resto da avaliação, o modelo alemão mostrou boa proteção no crash-test frontal, com o pior resultado na região do peito do passageiro traseiro no teste contra barreira rígida completa (simulando uma colisão de frente contra um muro), recebendo nota “marginal”. Todos os outros pontos de proteção tiveram média “Boa” (a melhor possível) ou “Adequada” (a segunda melhor).

Outro ponto em que o Golf não esteve tão bem foi na proteção para peões por causa das colunas A – têm um material mais rígido e foi considerado como risco no caso de atropelamento. Mas tal não foi o suficiente para reduzir a nota final já que mostrou melhor proteção na zona do capô – sem causar muitos danos para as pernas e pélvis do peão.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...