Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Há 22 anos que a Alemanha não produzia tão poucos carros

Terá a crise chegado à Alemanha? O país de Angela Merkel apenas produziu 4,7 milhões de carros em 2019 (menos 9% do que em 2018), valor sem igual desde 1997.

Os dados foram revelado pela Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA, na sigla original) que aponta a quebra na procura internacional como a principal causa do decréscimo na produção.

Foto: Daimler Media

“A queda na produção automóvel mostra que a Alemanha continua a perder relevância na indústria automóvel global”, afirmou Ferdinand Dudenhoeffer, do Center Automotive Research, citado pela agência AFP.

A associação indica ainda que 2019 foi o terceiro ano consecutivo em que se verificou uma diminuição no número de veículos a saírem das fábricas alemãs. Isto, apesar das vendas de automóveis na Alemanha terem aumentado 5% para as 3,6 milhões de unidades.

As tensões comerciais entre os EUA e a China terão penalizado vários mercados-chave para a indústria automóvel alemã o que se traduziu na quebra de 13% das exportações da Alemanha – para os 3,5 milhões de automóveis.

Recorde-se que em 1998, perto de 12% de todos os veículos automóveis vendidos no mundo eram produzidos na Alemanha – em 2019, esse valor fica abaixo dos 6%.

Mas Ferdinand Dudenhoeffer acredita que o crescimento estará de volta já para o ano: num estudo publicado em dezembro, o responsável prevê a retoma em 2021 após uma quebra que se verificará ainda este ano.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...