Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

CES 2020: Novo Defender com conectividade reforçada

A Land Rover apresentou na CES 2020, a feira mais importante de eletrónica de consumo, em Las Vegas, o novo Defender – o primeiro veículo com dois modens LTE integrados que lhe confere uma conectividade melhorada.

O novo sistema de infoentretenimento tátil Pivi Pro da Jaguar Land Rover possui um design líder no setor que comparte hardware eletrónico com os smartphones de última geração.

O sistema Pivi Pro, intuitivo e diligente, permite tirar o máximo proveito da tecnologia através do software sem fios (SOTA) instalado no novo Defender sem renunciar à capacidade de reprodução de música em streaming e de aceder a aplicações em qualquer local. Graças ao seu próprio modem LTE especializado e eSIM, a tecnologia SOTA pode ser utilizada em segundo plano sem afetar a conectividade habitual do modem independente e do eSIM do módulo de infoentretenimento.

A configuração Pivi Pro – sempre online e sempre ativa -, é a alma do habitáculo do novo Defender e o seu ecrã tátil de alta resolução de 10 polegadas permite o controlo de todas as funções do veículo com o mesmo hardware de processamento utilizado nos smartphones de última geração. Além disso, os clientes podem ligar simultaneamente dois dispositivos móveis à unidade principal do sistema de infoentretenimento através de Bluetooth, pelo que tanto o condutor como o passageiro podem usufruir da funcionalidade mãos livres sem necessidade de alterar as ligações.

O Pivi Pro tem uma bateria própria para que o sistema esteja sempre ativo e funcional logo após o arranque. Como consequência, a navegação pode gerir novos destinos imediatamente depois da entrada do condutor no veículo, sem qualquer tipo de demora. Além disso, os clientes podem descarregar atualizações para que o sistema utilize sempre o último software disponível, incluindo os dados de cartografia de navegação, sem necessidade de deslocações ao concessionário para instalar as atualizações.

A conectividade LTE do sistema de infoentretenimento da Jaguar Land Rover permite que o novo Defender utilize as redes de várias regiões para otimizar a conetividade e reduzir ao máximo as interrupções provocadas pela perda de cobertura dos operadores privados. Além disso, a arquitetura da nuvem CloudCar facilita o acesso e utilização de conteúdos e serviços em qualquer local, e será compatível com o pagamento à distância do estacionamento do veículo quando o novo Defender for posto à venda esta primavera no Reino Unido.

A Land Rover confirmou igualmente que a tecnologia de software sem fios dos primeiros novos Defender terá uma capacidade superior à inicialmente prevista. Na sua apresentação no Salão de Frankfurt em setembro de 2019, a Land Rover anunciou que os 14 módulos individuais de controlo eletrónico poderão receber atualizações à distância, se bem que a primeira série de produção de veículos contará com 16 unidades de controlo capazes de receber atualizações através de software sem fios.

Os engenheiros da Land Rover estimam que as atualizações do software no concessionário ficarão obsoletas para os proprietários do Defender no final de 2021, altura em que existirão 45 módulos de software sem fios disponíveis online, número que atualmente está limitado a 16 unidades.

CloudCar

A Jaguar Land Rover é o primeiro fabricante de veículos que utiliza a mais recente plataforma de serviços na nuvem CloudCar. Esta colaboração com o criador pioneiro de experiências online para o condutor contribui com novos níveis de comodidade para o cliente utilizador do sistema de infoentretenimento Pivi Pro instalado no novo Defender.

Basta digitalizar os códigos QR do sistema Pivi Pro com um smartphone para ligar as contas de utilizador com os serviços de reprodução de música em streaming, como o Spotify, TuneIn e Deezer, que são imediatamente reconhecidos e se ligam à nuvem para transferir imediatamente os dados digitais do condutor para o veículo. A partir desse momento, os clientes podem acede e reproduzir conteúdos sem ter necessidade de que o seu smartphone esteja no interior do veículo. As atualizações dos fornecedores de conteúdos são feitas na nuvem para que as funções estejam sempre atualizadas, mesmo se a aplicação correspondente do smartphone não esteja atualizada.

O sistema CloudCar é compatível com inúmeras funcionalidades de serviços e conteúdos, e reconhece os números e os códigos de chamada, assim como as localizações, que são armazenadas nos lembretes de reuniões do calendário. Deste modo, condutores e passageiros podem navegar ou efetuar chamadas para reuniões e conferências com um simples toque no ecrã tátil central, o que minimiza as distrações.

No Reino Unido, os proprietários de um Defender poderão inclusivamente efetuar o pagamento do estacionamento através do ecrã tátil central utilizando aplicações como a RingGo sem necessidade de sair do veículo. Além disso, os clientes podem levar os seus equipamentos digitais com eles caso utilizem vários veículos da Jaguar e Land Rover, ideal para os lares com vários veículos, uma vez que permite uma compatibilidade instantânea independentemente do modelo que se conduza.

O novo Defender é o primeiro veículo que utiliza esta tecnologia de última geração, o que representa o próximo passo na parceria consolidada entre a Jaguar Land Rover e a CloudCar, que data de 2017.

O novo Defender 110 pode ser adquirido em Portugal por um PVP a partir de 80.129,32 euros.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas