Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

CES 2020: O futuro da Mercedes chama-se Vision AVTR

A Mercedes-Benz revelou esta segunda-feira no CES, em Las Vegas (EUA), o Vision AVTR concept, um protótipo de uma berlina futurista.

O Mercedes-Benz Vision AVTR é o conceito para o futuro – ainda “distante” – da marca alemã com o selo da tecnologia EQ, pretendendo ser uma “nova interação entre homem, máquina e natureza”.

Concebido pelos engenheiros e designers da Mercedes em parceria com a empresa de entretenimento Avatar, o AVTR significa também “Advanced Vehicle Transformation” (Transformação Avançada de Veículo) numa experiência de fusão entre interior e exterior numa linguagem orgânica com inspiração nas criaturas do filme Avatar de James Cameron.

O Vision AVTR conta com quatros motores elétricos, um para cada roda, para um total de 470 cv. Estes motores são alimentados por uma bateria de 110 kWh de capacidade totalmente reciclável – feita de células orgânicas recicladas, à base de grafeno, sem utilizar metais ou materiais raros. Segundo a marca, a bateria carrega em 15 minutos e garante autonomia para 700 km.

O volante convencional é substituído por uma consola multifuncional que conecta homem e máquina de forma biométrica com a colocação da mão na unidade de controlo e dando vida ao interior pelo reconhecimento do batimento cardíaco e da respiração do condutor ou condutora. Ao levantar a mão, um menu é projetado na palma a mão para que o passageiro possa escolher as funcionalidades com gráficos 3D em tempo real com um módulo que cria uma conexão visual entre passageiros e mundo exterior.

O Mercedes Vision AVTR comportar-se-á com um ser vivo com 33 “flaps biónicos” na traseira assemelhando-se às escamas dos répteis e que comunicam com o condutor e com o mundo exterior. Com a possibilidade de direcionar os eixos para a mesma ou para direções opostas, o Vision AVTR consegue mover-se para o lado num ângulo de cerca de 30 graus (como se fosse um caranguejo).

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas