Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Hyundai e Uber vão criar serviço de táxis aéreos

A Hyundai apresentou esta segunda-feira no CES, o maior evento tecnológico do mundo, em Las Vegas um carro voador apelidado S-a1 e anunciou uma parceria com a Uber para um serviço de táxis aéreos.

O carro voador, 100% elétrico, terá a capacidade para levar quatro pessoas, além do piloto/condutor, e deverá ser capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de até 290 km/h, uma altitude de cruzeiro de 300 a 600 metros acima do solo e contar com uma capacidade para realizar viagens de até 100 quilómetros.

A energia elétrica irá alimentar vários rotores e hélices em torno da estrutura da aeronave para aumentar a segurança, diminuindo qualquer ponto único de falha. Ter vários rotores menores também reduz o ruído em relação aos grandes helicópteros de rotor com motores de combustão.

O modelo foi projetado para descolar verticalmente, fazer a transição para o voo horizontal em cruzeiro e depois voltar ao voo vertical para aterrar. O S-A1 da Hyundai contará, inicialmente, com um piloto a bordo, mas o objetivo é tornar-se totakmente autónomoa.

Foi também apresentado um conceito de uma base – que a Hyundai apelida “Hub” – onde os passageiros darão início e fim às viagens. A base é bastante semelhante a um heliporto utilizado para descolagem e aterragem de helicópteros. A diferença é que mal se pousa, o carro voador conecta-se com os veículos autónomos que estão por perto.

O anúncio da Uber e da Hyundai de uma nova parceria para desenvolver o Uber Air Taxis – projeto de táxis voadores – torna a marca sul coreana na primeira a assumir totalmente a aposta numa rede de partilha de viagens aéreas. Além de que o projeto passa a ter capacidade de fabricação em massa.

Na parceria, a Hyundai irá produzir e implementar os carros aéreos enquanto a Uber irá fornecer serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte terrestre e interface com os clientes.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...